5 Pequenos Almoços Rápidos e Deliciosos para Variar


Todos sabemos que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. E eu, acho que o pequeno almoço é mesmo a minha refeição preferida. Por isso adoro variar e comer todos os dias coisas diferentes. 
Não me levem a mal. Adoro uma simples torrada com manteiga ou azeite e uma chávena de leite bem quente com café. Mas comer isso todos os dias, cinco dias por semana? Imaginem que todos os dias almoçavam bife com arroz, ou bacalhau com grão. Não gostariam de almoçar todos os dias a mesma coisa, certo?! 
Se não almoçamos ou jantamos todos os dias a mesma coisa, porque havemos de tornar o nosso pequeno almoço monótono?
E depois há também a questão do tempo. De manhã não haver tempo para um pequeno almoço mais elaborado. Essa é uma justificação mais do que válida. Por isso, hoje deixo-vos não uma, mas 5 ideias simples para o pequeno almoço e que se prepararam em dois ou três minutos, para não haver desculpa de não variarem.
Já há uns tempos - cerca de 1 ano - partilhei aqui uma versão de papa de aveia expresso, preparadas em 2 minutos no microondas, que ainda hoje é bastante visualizada e da qual me deixam várias mensagens e mails. Acho, que para além de papas de aveia vos podia dar outras sugestões. Aqui ficam elas.
Espero que gostem e que deixem as vossas manhãs mais deliciosas e diversificadas! Tenham um bom dia!





Pequeno Almoço 1 - Papas de Pó de Granola do Jamie 

Numa taça que possa ir ao microondas coloquem 50g de pó de granola (receita do Jamie Oliver que publiquei na sexta-feira passada) e acrescentem 200ml de leite normal, de soja de amêndoas ou outro. Levem ao microondas cerca de 2 a 3 minutos em potência máxima, mexendo a meio da cozedura para que fiquem mais cremosas. Podem servir assim mesmo ou com umas rodelas de banana e/ou frutos vermelhos

Pequeno Almoço 2 - Ovo com Tomate e Fiambre

Abra 1 ovo para uma taça baixa e larga que possa ir ao microondas. À volta do ovo coloque 4 tomates cereja abertos ao meio e duas fatias de fiambre cortadas em cubinhos. Tempere com um pouco de sal e pimenta e, com um garfo pique a gema do ovo para que esta não rebento durante o processo de cozinhar no microondas. Leve depois a taça ao microondas durante 2 minutos ou um pouco mais até o ovo estar cozinhado. Sirva com 1 fatia de pão torrado. Sirva com a sua bebida de eleição ou um iogurte.

Pequeno Almoço 3 - Taça de Iogurte e Fruta

Triture com a varinha mágica um kiwi, manga, morango, banana ou outra fruta a gosto até obter um puré e coloque no fundo de um copo ou taça. Por cima coloque iogurte natural e, por cima deste um pouco de granola caseira ou apenas flocos de aveia tostados. Disponha por cima alguns frutos vermelhos e sirva. Sirva com a sua bebida de eleição.




Pequeno Almoço 4 - Tosta de Abacate

Enquanto coloca o pão a tostar na torradeira, abra um abacate e coloque uma das metades numa taça. Com um garfo esmague a polpa e coloque-a depois sobre a tosta. Polvilhe com um pouco de sal e regue com um fio de azeite. Sirva com a sua bebida de eleição ou um iogurte.

Pequeno Almoço 5 - Abacate, Tomate e Queijo Fresco

Num prato coloque 3 tomates cereja cortados ao meio, meio queijo fresco cortado em fatias, assim como meio abacate. Polvilhe com um pouco de sal, pimenta e um fio de azeite e sirva com pão de sementes e a sua bebida de eleição.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo10:01

    São umas boas ideias para variar. De vez em quando faço as papas de aveia no micro-ondas, e quando tenho um pouco mais de tempo faço um "pequeno almoço à inglesa" bastante aldrabado no mini forno eléctrico: forro uma tacinha de loiça com fiambre (paio York ou bacon) e coloco um ovo, um pouco de sal e pimenta, num pratinho/assadeira pequena coloco um tomate partido ao meio e alguns cogumelos brancos inteiros (ou 1 grande partido ao meio), tempero com sal, pimenta, e rego com um fio de azeite, coze tudo no forno, pré-aquecido, cerca de 20 minutos a 180º C/200º C, e acompanho com uma fatia de pão, um sumo de fruta caseiro ou chá. Também gosto das torradas, umas com manteiga e outras com doce caseiro, acompanhadas de uma chávena de café com leite. Também estou a gostar da torrada ou fatia de pão barradas com a polpa do abacate. Há muito para variar,leva um pouco de tempo a mudar os "hábitos", e é preciso haver vontade para experimentar coisas diferentes. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:12

    Para mim também é a refeição de eleição e gosto de variar naquilo que tomo ao pequeno-almoço.
    Normalmente, tento deixar algumas coisas preparadas de véspera (nem que seja os equipamentos e a loiça já disposta em cima da bancada da cozinha, parece pouco mas faz diferença na correria das manhãs)e nem me importo de me levantar pouco antes do Sol nascer, só para poder tomar o meu P.A. tranquilamente e com os ingredientes certos. A seguir preparo o pequeno-almoço do meu filho, e do qual faz sempre parte pelo menos uma peça de fruta (e há várias formas de prepará-la e/ou servi-la), e do meu marido.
    Acho importante não sair de casa sem tomarmos o pequeno-almoço e acho igualmente importante começarmos o dia sem nos encharcarmos em doces (os típicos cereais abusam do açúcar) e coisas processadas. Admito que nem sempre é fácil, nem sempre me apetece estar a preparar antecipadamente as coisas (preferiria "esticar-me" no sofá ou ir deitar-me) e nem todas as manhãs saio da cama sem a sensação de que precisava duma grua para me levantar...mas compensa muito!
    Cá em casa, tentamos variar "o menú" sendo certo que os ingredientes são algo rotativos - o pão fresco ou torrado (que pode ser de sementes, outro dia de abóbora, outro dia Alentejano, noutro pode ser uma carcaça, entre outros), a granola, o iogurte natural, com ou sem mel, as frutas, os sumos naturais, o queijo fresco, o café de saco, enfim o que não for muito "pesado", nos faça bem (ou menos mal) e nos saiba melhor.
    Obrigada Joana pelas suas sugestões e deixe-me aproveitar para dar-lhe os parabéns pelas fotos, nota-se que a Joana está a aprimorar-se!

    Um beijinho, Raquel

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:31

    hum.... acho que era capaz de comer todos os dias grão e bacalhau.... umas vezes migado tipo paté no pão, umas vezes com ou sem cebola e / ou salsa e / ou ovo cozido... hum... acho mesmo que era capaz...

    ResponderEliminar
  4. Raquel Vale13:32

    Eu sou das pessoas que come sempre a mesma coisa, ou sempre algo parecido. Pão com queijo (tiro o miolo e ponho manteiga) e chá. Mesmo quando estou em hotéis como a mesma coisa, não vario muito. Gosto de comer mal acordo e o meu pãozinho é o meu conforto matinal :)

    ResponderEliminar
  5. Todas óptimas sugestões!!! Obrigada pela partilha!!
    Bjinhos :)

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  6. Adoro as sugestões :)
    Também é a minha refeição de eleição e normalmente o meu dia começa como na terceira imagem (mas com um chá verde em vez do leite) e se for dia de exercício, no pós treino é mesmo a fatia de pão com abacate e frutos secos. Obrigada pela partilha, é sempre bom tirar novas ideias!

    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar
  7. O pequeno almoço é sem dúvida a refeição mais importante, é dele que depende um bom ou mau arranque de cada dia, pelo menos na minha opinião.
    Os meus pequenos almoços são quase um banquete e juntam muitas das sugestões da Joana, com todo o respeito se eu comesse apenas uma de cada nem conseguia chegar ao trabalho ao pé. Para além de ir a pé todos os dias, vivo num país extremamente frio, logo gasto mais energia para me manter quente.
    Deixo a mesa posta de véspera, muitas vezes os cereais e as sementes já na taça. De manhã acrescento o iogurte (natural, sempre)
    os frutos vermelhos e as nozes. Preparo duas fatias de pão e aqueço uma caneca de leite com cevada, como ainda uma banana inteira e tomo um café expresso que às vezes acompanho com bolo caseiro ou umas bolachas.
    Ao fim de semana saem os cereais "crus" e entram as papas com mel e canela.
    Monótono? talvez mas eu gosto assim!

    ResponderEliminar
  8. Adorei as sugestões, é sempre uma chatice ter que escolher e preparar muito rapidamente esta refeição!

    Passem pelo post semanal e deixem a vossa pergunta
    http://blogascoisasdela.blogspot.pt/2016/01/perguntas-e-respostas-2.html

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha Joana, inspira-nos...

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha Joana, inspira-nos...

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha Joana :) as fotos são maravilhosas, que bom aspecto. Objectivo da próxima semana, fazer um destes peq. almoços em cada dia! Espero gostar :D Beijinho e obg pela partilha

    ResponderEliminar
  12. Anónimo20:51

    Papas de aveia rápidas e deliciosas: 20 gramas de aveia, canela, uma casca de limão e água acima da veia. Deixar ferver no microondas, mexer, deixar levantar fervura novamente e desligar. Vai ficar aguado mas como faço na véspera de manhã estará perfeito. É só aquecer, juntar um fio de mel e deliciar-se. Juntamente com dois ovos cozidos ou mexidos é um chá verde é ótimo.

    ResponderEliminar

Imprimir