Crepes de Legumes


Não são exatamente iguais aos crepes que se comem nos restaurantes chineses, mas devo dizer-vos que não ficam atrás. A massa apesar de diferente é também leve e chocante por causa da farinha de arroz. Os legumes são mais variados - mas podem usar qualquer outra combinação a vosso gosto.
No fim, o que compõe tudo é um pouco de molho agridoce. Por aqui também se prepara o molho, que tenho sempre em casa, no frigorífico e que aguenta assim vários meses.
E estes simples crepes de legumes foram o nosso jantar numa destas “meatless mondays”.
E vocês, já aderiram a refeições sem carne ou peixe? O que costumam fazer? Quais as vossas receitas favoritas?
Se não costumam fazer refeições sem carne ou peixe, esta parece-me um excelente ponto de partida!

Ingredientes para 8 crepes:

Massa:
80g de farinha de arroz (também podem usar farinha de milho)
200ml de água
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga derretida
sal e pimenta q.b.

Recheio:

200g de couve lombarda em juliana
100g de cenoura em juliana
1 alho francês
80g de cogumelos 
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Para a massa misture a farinha com a água, a manteiga e o ovo. Tempere com um pouco de sal e pimenta e bata com uma vara de arames até obter uma massa leve.
Unte uma frigideira anti-aderente com cerca de 15cm de diâmetro e leve ao lume, deixando aquecer. Deite um pouco de massa dos crepes na frigideira de modo a que todo o fundo fique bem coberto, mas que a massa não fique muito grossa. Deixe cozinhar de um lado, vire o crepe com a ajuda de uma espátula e cozinhe do outro lado. Retire o crepe da frigideira e repita a operação até esgotar a massa. Reserve.
Lave muito bem a juliana de couve e de cenoura e deixe-a escorrer. Corte o alho francês em rodelas finas, lave-o e junte-o à juliana de couve e cenoura.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e introduza os legumes preparados. Deixe saltear uns minutos, mexendo de vez em quando e junte depois os cogumelos previamente lavados e laminados. Envolva bem e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Recheie depois cada um dos crepes com o preparado de legumes, dobrando as pontas laterais e enrolando de modo a obter um rolo. Humedeça um pouco a ponta da massa de modo a fechar bem cada um dos rolos.
Frite depois os crepes em óleo vegetal quente, colocando a parte de fecho de cada um dos crepes para baixo. Deixe alourar de todos os lados virando-os cuidadosamente e retire-os depois deixando-os escorrer sobre papel absorvente.
Sirva com molho agridoce (receita para fazer o seu próprio molho agridoce aqui!)


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Anónimo09:35

    Muito apetitosos, apesar de não ser muito amiga dos fritos e das coisas muito delicadas! Espero fazer brevemente...quando for fazer a "limpeza ao frigorífico"! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Será que ficavam bem no forno, por norma nunca faço fritos?

    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Humm.. Devem ser uma delicia. Que bom!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Têm um óptimo aspecto e devem ser deliciosos!
    Uma receita a experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ainda este fim de semana fiz crepes de legumes, gostamos muito cá em casa :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Joana!
    Ontem fiz uma quiche de couve flor e brocolos para o jantar, e o que sobrou levei eu e o meu homem na marmita para o trabalho. Acompanhada de uma salada verde, com pepino e beterrava, deliciamo-nos!

    ResponderEliminar
  7. Adoro crepes com legumes! Vou experimentar brevemente! Obrigada, Joana!

    ResponderEliminar
  8. que bom!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:10

    Feijoada sem carne :-) Apenas feijão com muita couve e ovo escalfado. Tartes e soufles de queijo por exemplo, acompanhados de saladas são optimas alternativas à carne e ao peixe

    ResponderEliminar
  10. Estes crepes tb me parecem uma excelente sugestão, até pq costumo comprar legumes chineses congelados do Continente e ficarão mt bons como recheio destes crepes :) Bjinhos e obrigada pela ideia/receita!

    ResponderEliminar
  11. Vou fazer sem fritar, espero que fiquem bons.

    ResponderEliminar

Imprimir