Bacalhau com Legumes Salteados e Broa


Não houve vontade de ir ás compras. Prepara-se o jantar com os últimos legumes do frigorífico e com o bacalhau que é das poucas coisas que há na arca congeladora. 
Depois do jantar que estava até muito bom, sento-me com uma chávena de chá na mão a fazer a lista de compras para a semana, que é quase como uma tela em branco pronta a ser pintada de todas as cores que quisermos. Escrevo ingredientes e imagino receitas que anoto ao lado da lista, deixando sempre algum espaço aberto para a criatividade e para outra coisa que me apeteça.
Este bacalhau surgiu da preguiça, mas quando temos sempre alguma coisa em casa, o que nos vale é que não nos faltem ideias sobre o que fazer para o jantar.
Em vossas casas também é assim?

Ingredientes:

2 postas de bacalhau
1 alho francês grande
3 dentes de alho
1 tomate chucha
1 cebola
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 fatia grande de broa de milho
1 molhinho de coentros

Preparação:

Leve o bacalhau a cozer numa panela com água. Assim que a água levantar fervura desligue o lume e deixe o bacalhau em infusão cerca de 10 minutos. Ao fim desse tempo retire o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas. Reserve.
Corte o alho francês em rodelas finas e lave-as muito bem em água. Corte a cebola em meias luas, o tomate em cubos e pique 2 dentes de alho.
Leve uma frigideira ao lume com azeite e salteie o alho francês, a cebola, o alho e o tomate até ficarem macios. Retifique de sal e pimenta.
No fundo de um pirex ou assadeira coloque a mistura de legumes e por cima disponha as lascas de bacalhau. Cubra tudo com a broa previamente picada juntamente com o restante dente de alho e os coentros. Regue com um pouco mais de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a broa fique tostada.
Sirva com legumes cozidos ou esparregado de espinafres.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo10:50

    Uma boa ideia! Aqui em casa, tirando os legumes básicos (batata, cebola, alho, nabo, tomate), de vez em quando aparece algo para variar (e inventar), sejam as beterrabas, nabos, e rabanetes, todos com rama, a pedirem para serem usados, as couves e legumes de folhas, entre outros. Há muito por onde escolher, o que pode ser bom para imaginar receitas diferentes para os ingredientes do dia a dia. O lema deste ano é "limpa o frigorífico / congelador / dispensa, e inventa com o que há". Está a ser um bom exercício para evitar desperdícios, e surgem coisas interessantes. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo09:50

      Fiz só com legumes e com pão em vez da broa, e posso dizer que ficou um acompanhamento muito bom! Fiz a combinação mais improvável de legumes (cebola, alho, tomate, bróculos - só as cabeças (o resto vai para a sopa), cogumelos, talo de aipo e cenoura), usei uma mistura de pão escuro tipo "alemão de centeio" (feito na MFP) e um pouco de alentejano, para além do alho e coentros. Os sabores não se sobrepuseram, os legumes ficaram "al dente", e esta ideia da "broa"/crumble vai ser usada como cobertura para a sopa feita com os troncos e folhas dos bróculos. Nada se perde, tudo de transforma! Sara Oliveira

      Eliminar
  2. Tudo isso e mais umas rodelas de ovo cozido.......... parece-me bem. Aia

    ResponderEliminar
  3. Que maravilhosa sugestão,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Fantástico Joana. Adoro esta combinação!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Ola!Essa deve ser a primeira vez que comento apesar de a acompanhar a batante tempo. Sinto-me bem ao ler seus textos e até já fiz uma receita de pão que deu muito certo, adoro pães caseiros.
    Sinto identificação com a maneira q pensa seus pratos e como conduz sua organização doméstica, realmente gusto muito.
    Abraço grande e me esforçarei pra comentar também mais vezes, pq acho que é importante o retorno ao nosso esforço, ou não?
    Rosa de Paiva Lopes

    Parabéns pelo blo

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,

    Sou uma grande apreciadora de ovos mexidos e fiquei muito curiosa com a técnica que menciona no post anterior que lhe foi ensinada pelo seu amigo Jorge. Poderia por favor partilhar essa receita?
    Aproveito ainda para a parabenizar pelo blog. Já fiz muitas receitas e saem sempre bem:)

    ResponderEliminar
  7. bacalhau e broa são uma combinação perfeita e este prato é mais uma prova disso :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  8. Hummm... esta receita está deliciosa. Vai servir de inspiração para dar destino ao bacalhau que está no congelador!

    Beijinhos
    makeithappenbym.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Excelente ideia! Obrigada por mais uma dica.

    ResponderEliminar

Imprimir