Arroz de Peru com Ervilhas e Cenoura


Das coisas que faço algumas vezes aqui por casa é caldo de aves caseiro - pode ser frango ou peru - que gosto de ter no congelador sempre à mão. Servem para dar mais sabor a um arroz ou risotto, uma sopa, para dar sabor a empadas caseiras e outras preparações. Muitas vezes serve ainda para fazer uma canja rápida…
Aproveito muitas vezes os miúdos do frango para fazer estes caldos, mas outras vezes compro asas de peru, ou espinhaços de frango para o fazer, e na maioria das vezes aproveito o fim de semana para esta tarefa. Tudo porque estes caldos são muito melhores do que qualquer caldo de compra que podemos comprar.
Nesta limpeza de início de ano à minha arca congeladora, lá estavam duas asas de peru, e fazer um caldo foi logo a solução encontrada. Com a carne desfiada, alguma solução iria surgir: umas empadas, uma massa salteada, um arroz…
Mas a isto juntou-se uns dias de preguiça. Pouca vontade de ir às compras e muito poucos ingredientes em casa. E lembrei-me então deste caldo e desta carne. Sem mais demoras ou complicações lá saiu um simples arroz de peru, ao qual juntei umas ervilhas e cenoura, mantendo os sabores muito simples e muito clássicos. Uma refeição perfeita para os dias atribulados da semana, ideal para crianças pois é seguramente o tipo de coisas que comem e, além uma refeição muito económica.
Numa altura de início de ano, em que a motivação para poupar mais costuma estar em alta, nada melhor do que lembrar de que refeições simples e equilibradas para toda a família não tÊm que ser caras, nem com ingredientes de topo. Que com aproveitando coisas simples, com “técnicas” para retirar o maior sabor possível dos ingredientes, é possível fazer muito com pouco.
A receita surgiu por acaso, e algo que estava apenas para ter um papel secundários numa qualquer refeição passou a ter honras de refeição por si mesmo.
Poupar é uma palavra importante. Mas a atitude de não desperdiçar e de fazer mais com menos recursos é algo que todos deveríamos saber fazer.
E de muito pouco nasce um arroz que foi o nosso jantar.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de arroz thai jasmim
2 asas de peru (ou 2 pernas pequenas ou 1 coxa)
sal e pimenta q.b.
2 cenouras
2 cebolas pequenas
azeite q.b.
1 folha de louro
1 chávena de ervilhas
1 dente de alho

Preparação:

Comece por preparar o caldo. (Poderá fazer este passo de véspera ou com maior antecedência e guardar depois no frigorífico até necessitar.) Num tacho coloque a carne. Acrescente uma cenoura e uma cebola descascadas e tempere com sal e pimenta. Junte água até tudo estar coberto e leve a cozinhar em lume brando até carne estar bem macia. Retire depois a carne, limpe-a de peles e ossos e reserve. Coe o caldo da cozedura e reserve-o também.
Para preparar o arroz, pique uma cebola e um dente de alho finamente e leve a alourar num tacho com um pouco de azeite. Acrescente depois o arroz, o louro e envolva bem no refogado. Acrescente as ervilhas congeladas, a carne desfiada e finalmente junte o dobro da medida de arroz de caldo quente onde cozeu a carne. Retifique os temperos, deixe levantar fervura e acrescente depois a cenoura ralada. Tape e deixe cozinhar em lume brando até o arroz ter absorvido a água, cerca de 15 minutos. Deixe ficar tapado mais uns minutos antes de servir.
Sirva o arroz com legumes cozidos ou uma salada verde.


Bom Apetite!

18 comentários :

  1. Anónimo10:10

    Adoro arroz de todas as formas, e este é uma bela refeição com poucos ingredientes. Poupar é uma palavra que deve fazer parte do nosso dia a dia, nos nossos hábitos diários (faz parte do meu). Com um pouco de imaginação, e uma volta à dispensa/frigorífico/congelador, podemos improvisar uma refeição. Já tenho feito caldeiradas com filetes de pescada, papelotes de filetes de pescada com batata, cebola e azeitonas (muito simples e saboroso), ou mesmo arroz/massa de frango com legumes, ou mesmo frango (perú ou porco) guisado com feijão/grão com ervas/especiarias a dar um toque diferente. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Há sempre tanto que se pode fazer com pouco, não é?
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Que delicioso arroz,...até parece que sinto o sabor,.....
    Adorei essa taça,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary,

      A taça é da Bordalo Pinheiro e o arroz ainda fica melhor quando servido nela!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Um arroz mesmo à (minha) maneira :) E é mt versatile, pois pode complementar-se/usar-se com outros legumes! Bjinhos e thanks pelas sempre úteis sugestões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel,

      Além de versátil, é uma coisa que os miúdos e graúdos comem bem.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Hummm...que delícia.
    Aspecto fantástico. Que bom...

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia,

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/empadao-de-legumes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara,

      A prova de que as coisas simples também podem ter muito bom aspeto!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Faço muito este tipo de arroz cá em casa, gostamos muito :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      haverá quem não goste?
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. bela refeição!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Realmente simples e saboroso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa,

      Obrigada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir