O melhor que estes fim de semana de chuva trazem é mesmo o de ficar em casa e de poder rumar à cozinha e fazer coisas mais demoradas. Bem, para mim o fim de semana não precisa ser de chuva para ir para a cozinha, mas a chuva dá um encanta especial principalmente de forno ligado.
Ainda por aqui havia muitos limões e ovos caseiros, daqueles de gema muito amarelinha que a prima Isabel enviou. Tudo o que é preciso para mais umas doses de curd de limão, que aqui em casa tem sempre utilidade e desenrasca sobremesas em pouco tempo.
Além disso achei que um pão doce era a maneira perfeita de começarmos o dia dos namorados, com um pequeno almoço mias demorado. E como ainda havia limões, lá saiu uma trança aromática de limão que estava maravilhosa!
Ingredientes:
(adaptado de “Velocidade Colher”, de Susana Gomes, página 9)
130g de leite
60g de manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de sal
5g de levedura seca (usei Fermipan)
450g de farinha
50g de açúcar
2 ovos
raspa da casca de 1 limão grande
1 gema para pincelar
açúcar demerara para decorar
Preparação:
Num recipiente pequeno coloque o leite e aqueça-o apenas para que fique morno (cerca de 37ºC). Juntelhe o fermento, o sal e essência de baunilha e misture bem até que o fermento esteja dissolvido. Reserve.
Numa taça coloque a farinha e o açúcar e mistura bem. Abra uma cova ao meio e junte-lhe a raspa da casca de limão, a manteiga derretida e a mistura de leite e fermento. Comece a amassar e acrescente depois os ovos um a um, amassando bem. Continue a misturar, e se necessário acrescente um pouco mais de farinha, até a massa se despegar das mãos. Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça. Tape com película aderente e deixe levedar até duplicar de volume.
Quando a massa já estiver crescida divida-a em 3 partes iguais e forme 3 rolos iguais. Entrance depois os 3 rolos e coloque a trança de limão num tabuleiro forrado com papel vegetal, e deixe levedar mais 30 minutos.
Pincele depois com a gema de ovo batida e polvilhe com oa açúcar demerara e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.
Bom Apetite!
Que trança fantástica,..imagino o sabor,..
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Uma receita deliciosa, a lembrar os folares e as regueifas. Para experimentar num fim de semana, em que tenha bastante tempo, pois estes últimos têm passado a voar. Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarJoana,o que é açucar demerara?
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQue trança maravilhosa! Cá em casa tb andamos em modo 'pães doces', sejam tranças, roscas ou doutro format qualquer :) Bjinhos!
ResponderEliminarFicou com ótimo aspeto ;) ando também numa fase de gastar os montes de limões que há por cá, pelo que vou experimentar e depois digo-lhe como correu :)
ResponderEliminarBeijinhos
Lindíssima, adoro pães doces e com um toque cítrico fica divino!
ResponderEliminarTem muitoooooooooooo bom ar!!
ResponderEliminarhttp://bloglairdutemps.blogspot.pt/
que aspeto delicioso! parabens por mais um livro!
ResponderEliminarAdorei, deve ser bem aromática com sabor a limão. Humm..
ResponderEliminarTânia Tiago
Bimby & Sabores da vida
Este tipo de pão é sempre devorado rapidamente por aqui, gostei muito :)
ResponderEliminarBeijinhos, se quiseres vem visitar-me em
Gulosoqb.blogspot.pt
Facebook.com/gulosoqb
Fiz hoje. É uma delícia!!
ResponderEliminar