Filetes de Pescada Gratinados com Espinafres e Bechamel


Ao entrarmos na quaresma, a primeira pessoa de quem me lembro é da minha avó. E as suas habituais resoluções quaresmais. Nada de doces. Nada de pão à refeição. Nada de vinho a acompanhar. Ela leveda esta coisa do espírito de sacrifício e do jejum e abstinência a sério. Eu sei o sacrifício que era para ela beber o café sem açúcar, ou de ter de abdicar do pão que tanto gostava à refeição.
Pessoalmente não vivo a quaresma assim. A questão do jejum e abstinência alimentar não me parecem uma obrigação. É para mim mais importante não deixar “estragar” a carne do dia anterior, do que ter de fazer -  porque é sexta-feira da quaresma - uma refeição com peixe.
Porque a quaresma é muito mais do que a antiga questão do jejum e da abstinência alimentar.
Mas para quem estiver a necessitar de uma receita de peixe para uma destas sexta-feiras santas, aqui fica. Também serve para qualquer outro dia da semana ou do mês!

 Ingredientes para 2 pessoas:

400g de espinafres congelados
4 filetes de pescada grandes
100g de queijo mozarella
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
azeite q.b.
1 tomate grande
200ml de molho bechamel

Preparação:

Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte depois os espinafres congelados e deixe-os cozinhar no azeite até que descongelem. Tempere-os a gosto com sal e pimenta. Retire do lume e reserve.
Entretanto parta os filetes em pedaços e tempere-os com sal e pimenta.
Volte a colocar o tacho ao lume com um pouco mais de azeite e cozinhe rapidamente o peixe. Junte depois os espinafres, metade do bechamel e metade do queijo. Envolva bem, retifique os temperos e coloque a mistura num tabuleiro ou pirex que vá ao forno.
Corte depois o tomate em rodelas e espalhe-as sobre o bechamel de espinafres e peixe. Cubra depois com o restante molho bechamel e com o queijo ralado.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique bem dourado.
Acompanhe com legumes cozido ou uma salada verde.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo09:48

    Gosto da sugestão, e é uma forma de variar os filetes. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Também gosto muito de fazer este tipo de pratos, simples e deliciosos. Adoro espinafres, uso em muita coisa! Mas ponho o peixe cru no tabuleiro para não secar muito e o calor do tempo de gratinar é suficiente para cozinhar os filetes ou lombos.
    Beijinho. Susana

    ResponderEliminar
  3. Adoro gratinados. Ficou com um aspecto bem apetecível já agora para o almoço :)
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Esta receita parece ficar deliciosa, mas tenho uma duvida que é ao misturar tudo os filetes nao se desfazem?

    ResponderEliminar

Imprimir