Bolo de Cenoura e Banana


Por aqui não tem havido tempo para nada e os fins de semana têm passado a correr. 
Este fim de semana fomos até Beja, ter com o afilhado mais crescido que fez a sua primeira comunhão. E nós não podíamos deixar de estar presentes! Os dias que antecederam a nossa ida também passaram a correr, entre muitos dos habituais afazeres. Houve muito pouco tempo para grandes cozinhados, para deixar tudo organizado como eu queria e fazer o que tinha inicialmente idealizado.
No sábado foi meter os miúdos no carro, acabar de meter as últimas coisas nas malas e seguir viagem! E quase que nos esquecíamos do bolo que tinha feito para levar, não para comemorar a primeira comunhão do pequeno, mas sim para colocar na mesa e comer com a minha comadre, entre dois dedos de conversa e um café, habitual quando estamos juntas.
Porque bolo é sempre sinal de festa e de partilha e de gente à mesa.
E para mim, acho sempre bom sinal quando a semana começa doce!

Este ano estarei presente na Feira do Livro de Lisboa, no dia 28 de Maio, sábado, pelas 18h, no stand da Esfera dos Livros. Terei todo o gosto em vos conhecer e conversar com quem por lá quiser e puder passar!



Ingredientes:
(adaptado de Delicious, Abril de 2016)

250ml de óleo de girassol
4 ovos
220g de açúcar
275g de farinha com fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
200g de banana (cerca de 2 bananas)
150g de cenoura (1 cenoura grande)
açúcar em pó q.b. - para decoração

Preparação:

Esmague as bananas com um garfo e rale a cenoura. Reserve.
Numa taça misture o açúcar com os ovos e o óleo de girassol e bata com a batedeira electrica até estarem bem misturados. Junte depois a farinha com fermento e o fermento, a banana esmagada e a cenoura ralada e misture tudo novamente com a batedeira até estar bem misturado.
Coloque a mistura numa forma previamente untada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozinhado. 
Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.
Coloque o bolo a arrefecer sobre uma grelha. Depois de frio coloque no prato de servir e polvilhe com um pouco de açúcar em pó!

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:38

    Que boa maneira de começar a semana! Aqui está um bolo com dois ingredientes que gosto de usar em bolos, e juntos deve resultar num bolo bastante aromático. Uma boa ideia para usar umas bananas demasiado maduras que estão perdidas na fruteira (os geladinhos de 6ºf, também são estão na lista). Um grande beijinho, Sara Oliveira.

    ResponderEliminar
  2. Sei que os bolos fotografados inteiros e feitos em formas giras, ficam muito bonitos mas.... gostariamos de os ver por dentro.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Humm... Que aspecto delicioso.
    Mnham...
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Fica maravilhoso um bolo nesta forma! Continua a ser a minha preferida da NordicWare, apesar de estar quase empatada com a Crown! ;)
    E pela receita, parece delicioso! Beijinhos e boa semana, Joana!

    ResponderEliminar
  5. amei essa combinacao
    imagino a delicia
    luizawg.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. que apresentação linda!
    https://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir