Patê de Chouriço e os 3 anos do Zé Maria


Ontem o meu filho mais velho, o Zé Maria, fez 3 anos. 3 anos de um miúdo que me surpreende todos os dias. Que tem tanto de encantador como de terrorista. De doce como de malandro. Que tão depressa dá beijinhos como logo a seguir está casmurro. De um miúdo que acho que vai ser tão falador como a mãe, tão prestável como o pai, e que tem já uma personalidade muito forte e vincada. Teimoso. Simpático. Desafiador. Amoroso.
Fez 3 anos da chegada à meta, após uma caminhada difícil e demorada. 3 anos da concretização de um sonho. O dia de nascimento do Zé Maria, para mim, não é apenas o dia em que um filho nasceu para este pai e esta mãe e toda esta família que o adora. Foi o dia em que também nasceu para toda uma equipa que trabalha para concretizar sonhos em forma de bebés, e que nos ajudou a chegar até aqui. Para o meu querido Dr. Sidónio que é também “pai” dele. Para a Rita e as outras biólogas que nos ajudaram a concebê-lo e que são também “mães” dele, assim como toda a restante equipa de enfermeiros, médicos, biólogos, que partilharam connosco a alegria de um resultado positivo depois cinco anos, de muitos e variados exames, de muitas ecografias, de tentativas falhadas e de picadas sem fim. Ontem o Zé Maria fez 3 anos. E enquanto o meu pequeno rapazinho soprava as 3 velas do seu bolo de aniversário feito com muito amor e carinho, eu pensava na Ana, na Sara, na Isabel, na Vanessa, na Cláudia, na Soraia. Em todas as pessoas que estão de alguma forma na minha vida e que vivem um percurso cheio de dificuldades, tal como o meu, e que eu espero e desejo que tenha um final feliz. 
Já fez 3 anos o meu filho. E houve um almoço em família cheio de coisas boas e simples para comemorar, onde a receita mais simples surpreendeu todos e arrancou muitos elogios.



Ingredientes:

1 chouriço de carne de boa qualidade 
5 colheres de sopa de maionese (podem usar caseira)

Preparação:

Retire a pele ao chouriço e corte-o em pedaços. Coloque-o numa picadora ou robot de cozinha e pique-o. Acrescente depois a maionese e continue a picar até obter um patê com a consistência desejada.
Coloque numa tacinha e sirva com tostinhas, pão fresco ou bolachas de água e sal.


Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Anónimo09:19

    Bom dia! Joana esse paté posso fazer dele uma prenda de Natal? Nao se estraga? Obrigada pela reposta
    Ana Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:24

      Boa noite! Foi de uma má educaçao que nao fiz de prepósito em nao ter desejado um feliz aniversario nem dar os meus parabens à familia por essa benção de Deus!
      Eu tenho quase 23 anos e em quase 4 anos em todos os médicos e genecologista em que passei, elea disseram-me quase todos que ia ser complicado para mim um dia ter filhos! Nao sei bem o porquê a razão pela qual eles me dizem isso,porque até só penso em começar a "fazer" bébés para o proximo ano. Estas coisas metem-me medo porque eu sonho em ser mãe, e ja tive num estado mesmo mau só em pensar no que os médicos me dizem, sem eu pedir a opiniao deles.
      Mas é como o meu companheiro me diz, nao adianta estar a alarmar antes de a guerra começar e que muitas vezes os médicos dizem asneiras pela boca fora!
      Tenho medo, mas como ainda nao começei a "trabalhar" para conceber um bébé, nao posso e nem preciso de ter medo em saber se vou tee problemas ou dificuldades em ter uma criança.
      Ana Lopes

      Eliminar
    2. Ana, ñ consigo deixar de comentar a tua intervenção :) Acho q 23 anos é muito nova e já te dizem q ñ podes ser mãe?! Não penses nisso! Pois uma amiga minha andava a tentar (tinha à volta de 30), ñ conseguiam e um medico tb lhe disse q os ovários dela ñ eram 'bons' e pimba, engravidou a seguir ;) Por isso, tentem e só dps de passar um ano ou mais sem conseguirem, virem-se p os medicos e peçam SEMPRE uma 2a ou 3a opiniões! Bjinho e pensamento positivo!

      Eliminar
    3. Anónimo18:50

      Anjo-de-mel,
      Boa noite, de qualquer maneira nao quero engravidar para já (só no final do proximo ano),mas ja passei por 3 medicos e 2 genecologistas, e todos disseram a mesma coisa! Mas ja nao faço atençao. Nao acredito nisso,porque eles nem me deram nenhuma razao pela qual irei ter dificuldades! Logo no momento saberei se irei conseguir ou nao! Até lá muita àgua corre pelo rio abaixo.
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  2. Anónimo10:22

    Muitos Parabéns Joana e Miguel, pelos três anos do vosso rapazinho e pelo sucesso na caminhada!
    Que sejam uma inspiração para tantos "pais e mães em espera".
    Um beijinho grande para o Zé Maria

    Raquel

    ResponderEliminar
  3. Que lindo texto... muitos beijinhos Joana...

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns ao menino Zé e aos pais :)
    O paté tem mesmo bom ar ;)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo aniversário do filhote,...
    Esse paté ficou fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:53

    Aqui está uma bela ideia, capaz de agradar aos paladares mais tradicionais! O bolo ficou lindo e muito amoroso!
    Muitos parabéns ao pequenote quebra-corações, mas também aos pais e mano. E que seja a continuação de grandes aventuras para todos, pois o início foi bastante atribulado e complicado, tanto para si e como o seu marido, e mesmo resto da família.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns pelo pequeno, pela concretização de um sonho e para que a realização do mesmo seja sempre muito muito feliz.

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ao filhote, ele está a crescer a olhos vistos :) Quanto ao paté, tem óptimo aspecto :)
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  9. A minha caminhada foi de 4,5 anos. 3 microinjeções sem sucesso e, quando íamos fazer a 4ª, estava grávida. Minha Luísa (guerreira) fez 10 anos. Até hoje é um tema que me emociona... quisera eu que todos os casais atingissem essa dádiva.

    Parabéns, parabens, parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  10. Joana, o teu texto toca-me de duas maneiras: a primeira pq te sigo há alguns anos e lembro-me dos teus textos qd nos contaste da tua gravidez e da alegria q isso foi p vocês. A 2a pq tenho uma grande amiga q há anos têm tentado e a sorte de ser pais ainda ñ surgiu p eles, e nem sei se surgirá, pq a idade avança, já estão esgotados psicologica e fisicamente (ela em particular) e ñ sei se esse dia virá... Tanta gente q são 'maus' pais, sim há pais q ñ merecem criar outro ser humano! E um casal q daria uma vida super feliz a uma criança q ñ o pode fazer... há sempre a adopção, pois é, mas dificilmente se consegue um recém-nascido ou bebé a quem amar desde pequenino... Posto isto, mts parabéns ao Zé Maria, a vocês pais e a tds a quem agradeceste! E em breve é o pequeno António a fazer 1 aninho, certo? Eu cá fiquei mais de olho no bolinho, nham nham :P

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Joana como mãe e parabéns ao Zé Maria que chegou a esta família tão desejado.
    O bolo ficou muito original.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Sim... ficamos de olho no bolinho e a aguardar a receita. Bj

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns ao zé Maria e principalmente aos papás que conseguiram superar todas as dificuldades que tiveram de enfrentar, um batalha que não é nada fácil! Mas que vale a pena, sem dúvida!
    A receita já conhecia, é muito bom este patezinho!
    Felicidades!

    ResponderEliminar
  15. Cristina13:06

    Muitos parabéns, Zé!! Um grande beijinho e os desejos das maiores felicidades.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo14:47

    Pode dizer-me que chouriço usou exactamente?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Mts parabéns ao filhote e aos papás!Votos de mts felicidades e mt saúde para todos ☺beijinhos Elsa Liborio

    ResponderEliminar
  18. Joana, um grande beijinho de parabéns!

    ResponderEliminar

Imprimir