Frango Assado à Italiana


Esta semana recebi uma caixa cheia de deliciosos e perfumados tomates, bem maduros e vermelhinhos. Para já têm acabado em salada e nas refeições do dia a dia. 
Há planos para molho de tomate caseiro e uma compota, mas para já ficaram divinais nesta receita de frango assado.
Um frango que podia ser só mais um simples frango assado, mas que com o tomate delicioso e maduro, oregãos, azeitonas, alho e um pouco de bacon, torna a mais simples das refeições quase numa festa. Para aqueles dias em que o tempo não é muito, é a refeição para deixar pronta de véspera e colocar no forno assim que se chega a casa e enquanto se despacham outras tarefas. Abençoado forno! Vale a pena experimentar durante o fim de semana que se aproxima. E já agora aproveitem o forno quente para fazer um bolinho, numa das muitas sugestões que há por aqui pelo blogue.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 pernas (com costas) de frango ou 1 frango partido em pedaços
2 tomates coração de boi (cerca de 200g cada)
1 colher de sopa de oregãos secos
4 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
75g de bacon em cubinhos
75g de azeitonas pretas descaroçadas
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num pirex ou tabuleiro coloque o tomate previamente partido em cubos. Acrescente os oregãos, os dentes de alho picados grosseiramente, e o azeite. Envolva bem e acrescente o frango em pedaços. Tempere com sal e pimenta e por cima disponha as azeitonas e o bacon em cubinhos.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30 até o frango estar bem cozinhado e dourado e o molho apurado.
Sirva com arroz ou massa e brócolos cozidos.


Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Anónimo08:46

    Aqui está uma combinação com sabor a Verão! Adoro frango assado, embora faça-o temperado e sem "molho". Para experimentar o mais breve possível, pois tem sabores que adoro: tomate, orégãos e azeitonas. Uma boa sugestão para o assado de domingo!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:56

    Bom dia! Joana será que podia fazer uma receita de tomate seco? Aqueles frasquinhos que compramos no supermecado? Ando curiosa para fazer em casa, mas falta-me motivaçao e inspiraçao!
    Ana Lopes

    ResponderEliminar
  3. Mais uma receita para sorrirmos já a pensar no fim de semana. . .

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Que boa sugestão! :) Como adoro estas receitas fáceis de fazer e de forno! :P Mais uma para a lista a experimentar em breve! ;)
    Bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  6. Cá vai-se fazendo igual, dada a abundância de tomates da horta :) Para além dos molhos de tomate e da compota e das saladas, o destino tb é pratos de forno. E claro, em breve, para caldeiradas de peixe :) Hei de experimentar a tua combinação de sabores! Bjinhos e cont de bom fds.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:19

    o prato pode estar muito bom, mas vejo que não limpou as penas, como pode cometer um erro desses, não sabe limpar o frango, deveria ser mais cuidadosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:14

      é sinal que é frango!! ;)

      Eliminar
    2. Essa pessoa deve ter nascido do avesso crítica mas não tem coragem de assumir.esse tipo de pessoa nao devia nem dar opinião.

      Eliminar
  8. Olá Joana,
    Adoro o seu blogue. Não sabia também o que fazer com tanto tomate que tenho lá para casa, da minha hortinha...é claro...já fiz a compota e agora o frango...delicioso, Joana!! e os orégãos um toque especial. Acrescentei foi uma coisita que adoro e ajuda a corar, mas nem sempre nem nunca, foi um pouco de mel por cima do frango. Beijinhos e bons cozinhados ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana, tb me ofereceram bastantes tomates,são tão bons que temos comido quase sempre simples com uma pitada de sal e um fio de azeite, o resto, a maior parte e visto ter a arca cheia, tenho posto em frascos esterilizados, levo ao lume 20m e depois de frios, já os posso guardar na despensa! Ainda ando a gastar os de 2014 e estão ótimos. Mas o que eu queria mesmo, era perguntar se a Joana já fez o bolo de tomate da Clara de Sousa? Ando com curiosadade de experimentar, acho que vai ser desta! ☺tb, já fizemos de agrião, abóbora, courgette, milho, o clássico cenoura, porque não de tomate, não é?! ��beijinhos Elsa Liborio

    ResponderEliminar
  10. Receita maravilhosa! Não conhecia seu blog estava passeando atrás de uma receita de frango assado diferente e nooosssa quando encontrei a sua não tive dúvidas era essa!!! Muito gostoso, sabor marcante...todos amaram e ainda disseram melhor almoço kkkk...valeu...obrigada por compartilhar e bjus!!!

    ResponderEliminar
  11. OLÁ, VOU FAZER ESTA RECEITA NO DOMINGO,O VISUAL É MARAVILHOSO,DEPOIS CONTO COMO FICOU,OBRIGADA,ABRAÇOS.

    ResponderEliminar
  12. Vou fazer parece muito gostoso

    ResponderEliminar

Imprimir