Beringela Estufada com Tomate à Marroquina


Esta última semana tem sido um bocado caótica. O aniversário do Zé no passado domingo. Depois o Zé adoentado. O Miguel fora e eu sozinha com os dois. A preparação do primeiro aniversário do António já este sábado. E a juntar a tudo isto a vida normal de todos nós: coisas de casa e coisas de trabalho.
Por aqui já se trabalha na cozinha para que amanhã, o meu amor mais pequenino comemore o seu primeiro aniversário. Nada de especial, mas queremos sempre assinalar estas datas junto da nossa família e amigos, para um dia mais tarde podermos recordar estes momentos. Parece que ainda foi ontem que ele nasceu, e o meu bebé, de repente, já não é assim tão bebé!
Com tantas coisas a passarem-se ao mesmo tempo, e só para mim e para os miúdos, a cozinha cá de casa andou mais parada e fomo-nos alimentando com os básicos - sopa, peixe cozido com batatatinhas que os meus filhos adoram, ou carne à bolonhesa com massinhas ou arroz.
Entretanto abro o frigorífico e veja a beringela que tinha comprado para rechear a querer ficar murcha. No congelador umas sobras de carne assada já picada. Ainda alguns dos tomates, já bem maduros, que a Cristina me tinha dado. De repente decido fazer uma coisa diferente e a beringela recheada acabou numa espécie de “tagine” aromática e diferente.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 beringela pequena
1 chávena de sobras de carne assada e desfiada
2 tomates
2 dentes de alho
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1/4 de colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de cominhos
1/4 colher de chá de coentros em pó

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-ao a alourar num tacho juntamente com um pouco de azeite. Pique os tomates e acrescente-os à mistura deixando cozinhar cerca de 5 minutos, e tempere com um pouco de sal e pimenta. Corte depois a beringela em cubos pequenos (2x2cm) e acrescente à mistura de tomate e cebola envolvendo bem. Tempere com a canela, os cominhos e os coentros e deixe estufar bem até a beringela estar macia.
Acrescente depois as sobras de carne desfiadas e envolva bem retificando os temperos.
Sirva com couscous, arroz basmati ou “arroz” de couve flor.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo08:56

    Gosto destas ideias que surgem do "nada"! Também tenho beringelas e tomates para usar (têm vindo na cesta), e esta é uma forma diferente de as preparar. Não sabia o que fazer com elas, mas acho que esta é uma ideia para colocar em prática. Talvez substitua as especiarias por um resto de harissa (pasta) que tenho no frigorífico.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Uma óptima sugestão. Adorei!!
    Beijinho e bom fim-de-semana.

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns ao Antonio... tenham um bom dia... vai ver que vai valer a pena... e já sopra a velinha?

    ResponderEliminar
  4. Beringela, tomate e especiarias é sempre uma boa combinação! E esta receita é tão mais fácil e rápida do que a beringela recheada :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro beringela. Belíssima e de certeza saborosa sugestão.
    Por norma faço-a recheada ou a lasanha de beringela.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/pudim-de-chia-figos-e-iogurte.html

    ResponderEliminar

Imprimir