Salada de Massa com Bacon, Cogumelos, Tomate Cereja, Rucula e Mozarella e o Primeiro Aniversário do António


Não há um filho mais especial do que outro. São diferentes as circunstâncias mas igual o amor. O Zé o primogénito, a ânsia da maternidade o filho que tardava em vir, as dificuldades e o caminho difícil até à sua chegada. O António o bebé surpresa. A gravidez inesperada e sem contar. O nosso pequeno milagre. 
E foi o meu bebé surpresa que fez no sábado um ano. E mais uma vez começo a acreditar piamente em quem sempre me disse que depois de termos filhos, os anos passam a correr. Ainda ontem o recebia pela primeira vez nos meu braços, para agora já ter um bebé traquina, que não para quieto um segundo, que está quase a andar sozinho e tem já uma boca cheia de dentes....
O António fez um ano e foi a ocasião perfeita para juntarmos a família e os amigos e celebrarmos este primeiro ano de vida todos juntos. (E aproveitar a proximidade do aniversário dos dois manos, para fazermos uma festa conjunta!)
O tempo ajudou e podemos fazer a festa no nosso jardim. Muitos adultos e crianças, com espaço para estarem a brincar, correr, e simplesmente estar.
Houve, (claro!), comida, sobremesas,bebidas e bolos de aniversário. Eu fiz o que pude, com o maior carinho e amor pelos meus filhos e por quem aqui recebi. Tal como a minha mãe sempre fez por mim durante anos e anos a fio, nas minhas festas de aniversário, das quais guardo maravilhosas fotos e recordações. (Talvez por isso ache tão importante fazer festas assim para os meus filhos!)
E das muitas coisas preparadas, surgem sempre os clássicos que nunca podem faltar, mas há espaço para duas ou três coisinhas novas. Desta vez houve uma salada de massa muito apreciada e elogiada que me parece perfeita para colocar aqui numa segunda feira. Uma refeição simples para iniciar a semana e com sobras perfeitas para a marmita!




Ingredientes para 4 pessoas (como prato principal): 

300g de massa curta (usei uma variedade conhecida como “lirios”)
150g de bacon em cubinhos
150g de cogumelos 
150g de tomate cereja
2 mãos cheias de rucula
1 bola de mozarella fresca
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Coza a massa em água a ferver temperada de sal até ficar al dente. 
Entretanto leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Acrescente o bacon em cubinhos e deixe fritar até ficar dourado. Acrescente depois os cogumelos previamente laminados e envolva-os bem no bacon deixando-os cozinhar. 
Assim que a massa estiver cozida escorra-a bem e junte-a à mistura de bacon e cogumelos envolvendo bem. Tempere com um  pouco de pimenta a gosto.
Quando a massa já estiver arrefecida, acrescente o tomate cereja cortado ao meio, as folhas de rucula e o queijo mozarella cortado em cubinhos. Envolva tudo muito bem e, se necessário acrescente um fio de azeite.
Pode servir a salada como uma entrada fria numa festa. Também é deliciosa para um jantar rápido durante a semana.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo08:56

    Esta salada é uma sugestão para uma refeição ligeira e ideal para a marmita.
    O tempo passa a voar, e o pequeno António já tem 1 ano. Muitos parabéns ao António (e ao resto da família).
    A mesa está linda! Gosto do "tabuleiro" das bebidas, dos bolos (estão fantásticos, simples e sóbrios qb), e da própria decoração.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns ao pequeno e a todos :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns... tudo feito com muito amor... consigo ver isso. Que a Joana se sinta sempre a melhor mãe do mundo dos seus filhotes. Bj

    ResponderEliminar
  4. Cristina11:32

    Ora então, muitos parabéns outra vez!! Um beijinho especial para o António e os desejos das maiores felicidades.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:05

    Que linda a mesa! Onde comprou as garrafas pequenas com as palhinhas?

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais, parabéns pelo 1º aninho do António, pela festa e por tudo o resto :) Em 2º lugar, mais uma receita q me agrada, tirando o bacon ;) Em 3º lugar, eu ñ tenho filhos, mas sinto q a vida corre demasiado depressa :/ Bjinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar

Imprimir