Tarte Salgada de Atum com Cebola e Pimento Assado


Uma tarte salgada não tem nada que saber. É daquelas receitas de “massa” que são ideias para fazer nestas festas com muitas pessoas, e que podem levar todas as diferentes combinações que quisermos. Há uns anos atrás faziam-se muito, agora caíram mais em desuso. Por aqui faço-as ocasionalmente para jantares de fim de semana, para lanches ajantarados com amigos e continuo a gostar de as incluir nas festas. Normalmente faço apenas uma, porque não vejo necessidade de ter 2 ou 3 quiches diferentes. Mesmo que sejam muitas pessoas, parece que só há uma coisa para comer, portanto prefiro alternar com outras coisas, como, a salada de massa que vos mostrei ontem, e tábuas de queijos, enchidos e patês variados. Ás vezes não é preciso muito mais. (Preparei um post no Economia cá de Casa e exemplificar a quantidade de coisas que faço para um certo número de convidados, um tema que me pedem sempre muitos conselhos através de mails e mensagens do facebook - podem saber mais sobre a festa aqui: http://economiacadecasa.blogspot.pt/2016/09/aniversario-no-jardim-e-uma-festa-para.html)
Curiosamente esta tarte salgada foi a primeira coisa a acabar - presumo que estivesse boa, que eu nem a provei - a par com umas miniaturas de croissants folhados com queijo e fiambre os que mais pequenos devoraram...

Ingredientes:

1 placa de massa quebrada refrigerada pronta a usar
2 latas de atum em azeite
1 lata pequena com 1 pimento assado em conserva (cerca de 1 pimento)
1 cebola roxa pequena
sal e pimenta q.b.
75g de queijo morazella ralado
2 ovos
150ml de leite

Preparação:

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa e pique-a com a ajuda de um garfo.
Escorra bem o atum e esfarele-o com a ajuda de um garfo e coloque-o sobre a tarte de modo a que fique bem espalhado. Por cima, coloque o queijo ralado, o pimento cortado em tirinhas finas, assim como a cebola roxa também em meias luas bem fininhas.
À parte bata os ovos com o leite e tempere com um pouco de sal e de pimenta.
Verta sobre a tarte e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até a massa estar bem cozinhada e o interior da tarte firme.
Retire e deixe arrefecer antes de desenformar.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:06

    Adorei o post que publicou relativamente à ementa e a festa conjunta.
    Uma mesa farta, com coisas variadas que agradem a miúdos e graúdos, decorada de uma forma simples e descontraída (sem excesso de elementos, sem parecer uma festa para "capa de revista"), é sempre meio caminho andado para momentos de convívio e brincadeira.
    Gosto da receita desta tarte, e a combinação de atum, cebola e pimento, lembra pizza e Verão. Muitas vezes, recorro a elas, para improvisar uma refeição ligeira.
    Joana, tem ideias para usar pimentos? Estou a precisar de ideias, pois tenho muitos em casa, e esta semana irei receber mais. Irei fazer alguns recheados, já congelei alguns, fiz o doce de pimento (que parece um chutney).
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Linda!!
    Vou guardar a receita.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Joana,
    Mais uma vez parabéns!!! Agora pelo pequeno António!!
    Boa semana!
    beijinhos,
    Elsa.

    ResponderEliminar
  4. Nunca arrisquei nestas tartes mascse acabou rápido... fiquei convencida... bj

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:34

    Gosto muito da ideia, já a massa quebrada de compra, para mim, completamente fora de questão! Detesto. Mas sim, é muito prática e numa festa como estas com tantas coisas para preparar, claro que faria a mesma opção.

    ResponderEliminar
  6. Gosto bastante de tartes salgadas, principalmente de atum. Tb já fiz uma ou duas do teu livro 'Cozinhar, Celebrar e Partilhar' :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. Deve ser optima . Vou experimentar 🤗

    ResponderEliminar
  8. Adoro quiches. Está maravilhosa!!
    Beijinhos!!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar

Imprimir