Queijo Fresco com Manjericão e “Churrasquinho” Temperado


Durante os fins de semana quentes de verão, o nosso jardim e a nossa churrasqueira foram palco de muitas reuniões de amigos e família. De almoços e jantares e lanches marcados em cima do joelho, em que uns trazem isto, outros aquilo, em que em poucos minutos decidimos o que fazer e se necessário se dava um saltinho ao supermercado ou a casa de alguém.
Muitas vezes de “reciclou”, aproveitou e transformou. E fizemos muito com pouco.
Enquanto o tempo nos permitir, estes encontros vão continuar pelo jardim e ao ar livre, e com opções mais frescas. Das coisas favoritas que fomos fazendo, destaco duas. Um simples queijo fresco que com o tempero certo fez as delícias de quem gosta, e um aproveitamento das sobras do churrasco, que tantas vezes não sabemos o que fazer.
Hoje não trago bem receitas, mas daquelas sugestões que fazem parte da cozinha de todos. As ideias que me (nos) fazem tanto gostar de cozinhar e de partilhar.


Queijo Fresco com Manjericão:

Corte o queijo fresco em fatias não muito finas e tempere com um pouco de pimenta moída na hora, regue com azeite virgem extra e termine com algumas folhas de manjericão cortadas grosseiramente. Envolva bem e acompanhe com pão fresco.



“Churrasquinho” Temperado:

Corte em pedaços do mesmo tamanho as sobras do churrasco (entremeada, costeleta, salsichas....) Coloque numa taça e misture azeite, 3 ou 4 dentes de alho bem picadinhos, um molhinho de coentros também picados, e um pouco de vinagre de vinho tinto. Tempere com um pouco de pimenta moída no hora e envolva bem todos os ingredientes deixando ganhar sabor pelo menos umas duas horas antes de servir. Acompanhe com pão fresco.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo10:52

    "Nada se perde e tudo se transforma", e com pouco faz-se muito! São sugestões sempre úteis, e permitem variar um pouco e "reciclar", não só no caso do queijo fresco, servido muitas vezes só com sal e pimenta, como no caso das sobras da carne grelhada, que perde a graça depois de fria.
    Venham mais sugestões, que são sempre bem vindas!
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:40

    Bom dia Joana! Antes de mais obrigada por contribuir para a minha evolução como cozinheiro. No entanto acho que se a inspiração se foi ou se está a passar uma fase mais dificil em termos de tempo devia espaçar mais os posts. Tem coisas tão boas neste blog que este tipo de post perdem um pouco a piada. Desculpe mas é a minha opinião pessoal.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:18

    Que comentário desnecessário. Pode ser-lhe pouco útil mas deve pensar que pode ser do agrado de muita gente. Ignora Joana.

    ResponderEliminar
  4. Achei fantástica a dica do churrasquinho! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. A cozinha das casas de família também é feita destas receitas. Para mim, um grande cozinheiro é aquele que também consegue dar vida nova aos restos e não apenas cozinhar tudo de raiz. Porque muitas vezes não sabemos como reaproveitar estes pratos. Parabéns mais uma vez Joana ☺

    ResponderEliminar
  6. Ora nem mais... todo o tipo de receitas são úteis... dependendo de cada um. Pó parabéns Joana... queremos mais resultados e receitas saborosas

    ResponderEliminar

Imprimir