Crepes de Atum com Legumes (receita também em video)


Acho que é daquelas coisas que todos, mas mesmo todos temos sempre em casa|: uma ou duas latas de atum sempre presentes na despensa e prontas a fazer uma refeição. Daquelas coisas que trazemos quase sempre para casa numa ida às compras. Quem nunca desenrascou um jantar de sopa e tosta de atum. Ou uma saladinha de feijão frade, atum e ovo cozido numa marmita. Ou uma bela baguete de atum para levar para a praia. Isto já para não falar em quiches, massas rápidas, ou até umas pataniscas.
Acho que é um daqueles ingredientes que faz parte de quase todas as casas e de quase todas as despensas. E obviamente também aqui de casa.
Desta vez, o atum juntou-se a legumes consensuais e formaram um simples recheio de crepes - mas que podia ser para uma massa.
Os crepes esses, acho que já falei deles aqui, e são uma versão com polvilho e leite de coco que eu gosto muito porque gosto do sabor com que ficam. São perfeitos para quem não pode comer gluten e/ou laticinios, mas podem facilmente substituir estes crepes pela vossa receita habitual.
De qualquer maneira são uma simples refeição para a semana. E os que sobram são deliciosos também no dia seguinte, perfeito para quem leva marmita!
(E para simplificar, há video com a receita!)



Ingredientes para 6 crepes:

2 ovos
1/4 chávena de polvilho azedo ou doce (o que se usa para fazer pão de queijo)
1/2 chávena de leite de coco
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b. 

Recheio:
2 latas de atum em azeite
2 cenouras
1 alho francês pequeno
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Para o recheio pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois a cenoura ralada e o alho francês em rodelas finas. Tempere de sal e pimenta e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o atum previamente escorrido e envolva bem. Reserve.
Para os crepes, junte os ovos com o polvilho, o leite de coco, o azeite e tempere de sal. Bata com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea e cremosa. Coloque uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem. Coloque um pouco da massa, deixe cozinhar e vire para o outro lado. Retire o crepe e coloque-o num prato. Repita até esgotar todos os ingredientes. (Se preferir, poderá fazer uma receita mais convencional de crepes.)
Recheie depois cada um dos crepes com um o recheio de atum e legumes e dobre-os ou enrole-os. Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Anónimo09:35

    Adoro esta sugestão!
    Costumo ter sempre atum em casa, porque dá para improvisar várias coisas, desde recheio para canelones/lasanhas/empadão, molho para massas, elemento para para pizzas/quiches/saladas (com feijão, legumes, massa ou arroz), ou mesmo em tostas ou sandes.
    Também gosto desta massa de crepes (será a famosa "crepioca"?), e acho que já apresentou uma massa parecida (que experimentei).
    Não sou muito habilidosa com os crepes e panquecas, mas sairam bem os que fiz usando o polvilho. Não sei se é da natureza da farinha (o toque meio "gelatinado"), mas a massa agregou bem e ficou fácil de virar.
    Mais uma ideia para experimentar, com ou sem leite de coco, pois é facil e rápida de executar. Também, é uma boa ideia para usar sobras de peixe cozido.
    Muito obrigada pela partilha!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão e vai já para a ementa da semana que vem, para experimentar. Vai ser um dois em um porque também nunca fiz os crepes com esta massa. Aproveito para dizer que gosto muito dos seus vídeos que, para cozinheiras azelhas como eu, ajudam a perceber melhor certos pormenores que são óbvios para pessoas mais experientes. Mas não me vou atrever a virar os crepes como a Joana! :-)

    ResponderEliminar
  3. Adoro os teus videos de receitas :)
    Uma sugestão bem simples e economica! E deliciosa de certeza :P

    ResponderEliminar
  4. Que rica e deliciosa sugestão,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito, em especial da massa de crepes :) Dá p adaptar p massa de waffle??? Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Vou só substituir o atum por frango cozido desfiado e parece-me maravilhoso!

    ResponderEliminar
  7. Crepes fazem sempre sucesso cá em casa e estes não seriam diferentes :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Gostei da receita, simples e fácil....dá para substituir por leite normal?? Fica bom na mesma? Obrigada bjs

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:22

    estes crepes deixaram-me a babar! mortinha por experimentar!
    Margarida

    ResponderEliminar

Imprimir