Caril de Pescada e Abóbora


Faço caril imensas vezes. Com as mais variadas combinações de ingredientes. De carne ou de peixe. Com ou sem legumes. Com fruta. Com camarão. Com leguminosas. Acho uma refeição muito prática e rápida de preparar, perfeita para ser feita de véspera, pois tal como a feijoada ou a chanfana, quantas mais vezes for aquecido, melhor fica.
Tanto faço caril para um jantar de amigos, almoço de aniversário ou para os nossos jantares da semana. E recorro muitas vezes a esta solução quando estou sem grandes ideias para o jantar.
Talvez por isso, não viva sem latas de leite de coco na despensa, e sem um bom pó de caril na gaveta das especiarias.Tudo o resto vem por acréscimo... 
Uma pequena dica. Raramente acrescento a pasta de malagueta ao caril. Há quem goste do caril muito picante, e quem não goste de nenhum picante. E depois há os miúdos que, por enquanto, não gostam mesmo de picante. O que faço, é nunca colocar picante no caril. Serve assim a todos. E depois, juntamente com o caril, vai para a mesa uma pasta de malaguetas que costumo fazer em casa, moendo malaguetas de piri-piri com um pouco de sal e azeite, e que depois guardo no frigorífico. Assim, quem gosta de picante pode ajustar a quantidade ao seu gosto pessoal. E todos podemos comer o mesmo!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 lombinhos ou medalhões de pescada sem peles ou espinhas
200g de abóbora cortada em cubos (usei hokkaido, mas podem usar abóbora cabaça/butternut)
sal e pimenta q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 pedaço de gengibre com cerca de 2cm
1 colher de sopa de caril em pó
pasta de malagueta a gosto (ou piri-piri) - opcional
200ml de leite de coco (de lata)
azeite ou óleo de coco q.b.

Preparação:

Pique a cebola juntamente com os dentes de alho e o gengibre até obter uma espécie de uma pasta.
Leve um tacho ao lume com o azeite ou óleo de coco e acrescente a pasta de cebola, alho e gengibre e deixe fritar durante uns minutos. Acrescente depois o caril e envolva bem deixando cozinhar mais uns minutos. Junte depois o leite de coco e tempere com sal, pimenta e a pasta de malagueta a gosto - se usar.Deixe levantar fervura e acrescente a abóbora em cubos deixando-a  cozinhar até que fique macia e a começar a querer desfazer-se.
Entretanto corte os lombinhos de peixe em cubos grandes e acrescente depois ao caril. Deixe cozinhar mais 5 ou 10 minutos até o peixe estar cozinhado.
Sirva o caril bem quente com arroz thai jasmim ou basmati.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Hmmmm tão bom!! Caril de pescada é coisa que faço pelo menos de 15 em 15 dias e faço a sobrar porque fica tãoooo bom :) só não dá uma foto tão bonita...

    Uso creme de côco em vez do leite (para não ter aditivos) e espinafres em vez de abóbora. De resto, exatamente assim, uma delícia de prato. Adoro também comer com batata doce cozida e brócolos, tem de experimentar :)

    Beijinhos!
    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:58

    Adoro esta sugestão bem colorida para dar cor a um dia de chuva!
    Apesar de gostar muito de caril, e achar que é muito versátil, confesso que não o faço com muita frequência. No entanto, costuma sair de frango mais ou menos "aldrabado" em termos de quantidade das especiarias e leite de coco (ou um pouco de coco ralado e água, ou mesmo água, na falta deste). Tem que ficar "leve" para levar na marmita e para agradar a quem não está habituado a elas.
    Vou ficar com esta ideia em mente, seja com carne ou peixe, pois tenho algumas abóboras pequeninas para usar.
    Fiz a receita dos hamburguers de salmão, usando lombinhos de pescada e azeite com malagueta (em vez do óleo de sésamo). Como a massa ficou um pouco húmida, juntei um pouco de polvilho azedo (podia ser farinha ou pão ralado), só para dar um pouco de consistência. Ficaram muito bons, acompanhados com uma açorda/migas de pimentos, tomate e orégãos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:45

    Joana,
    qual o melhor caril em pó que aconselhas, a quem compra em supermercados como eu?
    Obrigada
    S. Fernandes

    ResponderEliminar
  4. Gostooo tantooo de caril de pescada Joana! :)
    Esta sugestão com abóbora também deve ser deliciosa!
    Tenho que experimentar :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Vou fazer a tua receita de caril de frango do primeiro livro :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:32

    Joana,
    um dia destes fiz aquela receita de camarão da sua avó goesa e foi um sucesso lá em casa! Não há uma sobremesa para fazer um jantar exótico completo?

    ResponderEliminar
  7. Olá, qual é o caril que costuma usar? Nunca comprei e estou muito indecisa... obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir