Waffles de Banana e Aveia


Sábado. Começamos o dia sentados à mesa para um pequeno almoço calmo e a quatro. E temos feito disso quase uma regra nestes últimos tempos.
Vamos variando no que fazemos pro aqui. Pode haver crepes, ou panquecas. Ovos mexidos. Sumo de laranja. Café. Iogurte. Fruta. Depende do que há em casa, e do que os miúdos pedem. Se deixarmos o Zé escolher, pede sempre as panquecas de banana, e é vê-lo chegar ao pé de mim, com uma banana na mão a perguntar se tenho ovos para fazermos panquecas!
Desta vez, experimentamos algo diferente, apesar de a receita ser semelhante. Fizemos waffles de banana e aveia, a que ele chamou panquecas especiais, porque fizemos na “máquina especial”.
Deixo-vos a receita, para toda a família, dos mais pequenos aos mais crescidos, para que também possam desfrutar de um pequeno almoço em família. Ou, quem sabe, começarem também com este ritual de fim de semana.

Ingredientes para 8 waffles pequenas:

2 ovos
2 colheres de sopa bem cheias de flocos aveia
1 banana madura

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque a banana em pedaços, a aveia e os ovos. Bata depois com a varinha até obter uma mistura homogénea.
Aqueça depois a máquina das waffles e pincele-a com um pouco de manteiga. Verta um pouco da mistura para o centro e feche a máquina, de modo a que a massa coza - demora apenas alguns minutos. (Não é obrigatório, mas eu viro as minhas waffles a meio do tempo para que cozinhem mais uniformemente.)
Retire as waffles depois de prontas e repita até esgotar a massa.
Sirva depois a gosto. Aqui em casa gostamos com iogurte grego ou iogurte de coco e frutos vermelhos, e fruta a gosto.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:46

    Uma boa ideia para o pequeno almoço ou lanche!
    Confesso que faço poucas vezes waffles, panquecas, ou crepes, muitas vezes por falta de lembrança ou de "prática".
    Espero fazer este fim de semana, se não houver falta de "matéria-prima"!
    Fiz a receita do bolo de chocolate no tabuleiro, usando azeite em vez do óleo. A calda ficou uma espécie de glacé, pois tive "mão pesada" no chocolate, usei água em vez do leite, e distraí-me com a fervura. Mesmo com este contratempo, ficou bonito, saboroso, e bastante "apresentável"!
    Também, adaptei a receita dos crepes chineses (tinha sobras de carne "agri-doce" e couve estufada), usando massa filo e assei no forno. Experimentei com molho sweet chilli e até que fica bem. Ambos, foram o pretexto, para assar a beterraba "gigante" que veio na cesta (também comprei outra, quase com o mesmo peso), pois assim já fica preparada para usar nas sugestões que deu e possivelmente em mais duas ideias para experimentar (uma espécie de gelatina ou leite creme, e bolachas/biscoitos).
    Ideias à parte, desejo-lhe um bom fim de semana.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Fiz ontem uma receita de panquecas só com banana, 2 ovos e mel. ficaram muito fininhas, achei que faltava ali alguma coisa...
    da próxima vou seguir esta e colocar a farinha de aveia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:55

      Experimente a colocar um pouco de farinha de aveia :) de resto tudo ok

      Eliminar
  3. Próxima compra será certamente uma máquina de waffles :)

    ResponderEliminar

Imprimir