Canja Exótica de Frango e Noodles


Quando digo que cá em casa nada se desperdiça, digo-o com convicção, e tendo a certeza de que muitas vezes faço “muito com pouco”. É o caso desta canja.
Os frangos que costumo comprar, trazem sempre miúdos. A primeira coisa que faço é separar os miúdos do frango e congelar à parte.
Os miúdos servem, na grande maioria das vezes, para fazer os meus caldos de frango caseiros (como já expliquei neste post do economia cá de casa) e que servem depois para arroz, risoto e até canja. Sim. Por aqui faz-se uma versão de canja apenas com a água onde se cozeram os miúdos do frango e às vezes algumas aparas extras de frango (ajuda muito usar frango caseiro para isto!)
Esta semana que passou, decidi preparar uma “canja” diferente para o jantar simples de domingo, e lá fui eu em busca dos saquinhos de miúdos no congelador. Como tinha feito frango assado para o almoço, acabei a aproveitar um pedaço de coxa que tinha sobrado para desfiar sobre a canja, mais foi apenas mais um aproveitamento.
E assim, de quase nada, lá se aproveitaram os miúdos e saiu uma “canja” exótica, de inspiração oriental, quer pelos noodles, quer pelos temperos do gengibre e da malagueta!
Espero que gostem da receita e que a dica vos seja útil!

Aproveito também para vos avisar de um novo workshop, já este domingo, dia 5 de Fevereiro, na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro, pelas 10h, e com o tema de “Receitas Rápidas para todos os dias”. Para mais informações e para se inscreverem: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 pessoas:

miúdos de frango q.b. (usei miúdos de 3 frangos caseiros)
2 spring onions (ou 1 alho francês pequeno)
6 ovos de codorniz
1/2 cebola
sal e pimenta q.b.
1/2 malagueta chilli vermelha
1 pedaços de gengibre fresco (com cerca de 3 cm)
sobras de frango cozinhado q.b. (usei 1 coxa de frango)
50g de noodles de ovo

Preparação:

Num tacho coloque os miúdos de frango, a 1/2 cebola, cerca de 1 litro de água e tempere de sal. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 1 hora, para formar um caldo de frango.
Ao fim deste tempo coe o caldo e volte a colocar na panela. Descarte a cebola e corte os miúdos de frango em pequenos pedaços e reserve.
Leve novamente o caldo de frango ao lume e retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta. Acrescente os ovos de codorniz para que cozam e, quando levantar fervura acrescente também os noodles, deixando-os cozer cerca de 4 minutos ou conforme a indicação da embalagem. Desligue o lume e retire depois os ovos de codorniz e descasque-os, colocando-os de novo na panela.
Corte o cebolinho em fatias muito finas, assim como o gengibre em tirinhas e a malagueta. Desfie o frango - se usar- e coloque tudo no caldo bem quente, assim como os miúdos de frango.
Sirva bem quente em taças.
Se gostar acrescente umas gotas de molho de soja.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:55

    Aqui está uma ideia diferente do habitual e colorida!
    Apesar de não apreciar miúdos de frango, é capaz de ser adaptada ao que possa ter em casa (frango/pato em pedaços, carcaça do frango/pato assado cozida para o caldo, sobras de frango/pato cozinhado).
    Vou ficar com esta receita debaixo de olho, pois às vezes basta uma pequena ideia para aproveitar algo que, aparentemente, não daria para muito.
    Venham mais ideias assim!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Diferente, gosto imenso da sugestão!

    ResponderEliminar
  3. Diferente e delicioso certamente,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Imprimir