Batata Assada com Bolonhesa de Atum


Tenho recebido muitos mails acerca do planeamento de refeições que tenho falado bastante no economia cá de casa. Mails de pessoas que, pelas minhas partilhas se passaram a organizar melhor, e passaram a ter mais tempo e menos correrias na hora de preparar as refeições.
Nem imaginam como fico grata pelas vossas palavras. É sempre bom saber que inspiramos outros, mas mais do que isso, que conseguimos melhorar a vida de algumas pessoas apenas porque mostramos a “nossa” maneira de fazer as coisas.
Gosto muito de saber que há quem tenha conseguido, ao ser mais organizado, reduzir a despesa mensal em alimentação apenas e só porque passou a aproveitar tudo - coisa que não fazia - e a comprar apenas o que sabe que vai consumir. Porque ao que parece desperdiçava imensas coisas por falta de organização. As vezes, acho eu que estou a dizer coisas que toda a gente sabe, mas mesmo assim ainda consigo chegar a algumas pessoas mais distraídas! Fico muito feliz e obrigada a todos pelos simpáticos mails.
Por aqui, essa organização e esse planeamento continuam. E hoje com uma receita de despensa. Atum, tomate pelado e batatas.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas doce (usei da variedade laranja, mas podem usar qualquer variedade e até batata sem ser doce)
2 latas de atum em azeite
1 cebola
1 dente de alho
1 lata pequena de tomate pelado
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de orégãos secos
queijo parmesão q.b.
salsa ou coentros frescos para polvilhar

Preparação:

Lave bem as batatas e embrulhe-a em papel de alumínio. Leve depois a assar no forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos ou até as batatas estarem macias.
Pique depois a cebola juntamente com um dente de alho e leve-os a alourar num tacho, com um pouco de azeite. Acrescente depois o tomate pelado cortado em cubinhos, assim como o líquido que vem na lata, e deixe levantar fervura. Tempere depois a gosto com sal, pimenta e com os oregãos, e deixe apurar. Quando o molho de tomate estiver a seu gosto acrescente o atum previamente escorrido, envolva bem e deixe cozinhar mais um ou dois minutos.
Entretanto retire as batatas do forno e cuidadosamente abra-as de modo a formar uma “bolsa”. Recheie com a bolonhesa de atum e termine com uma camada generosa de queijo parmesão ralado na hora e coentros ou salsa picada.
Acompanhe com legumes salteados ou uma salada.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:03

    Adoro esta receita, e é capaz de sair nos próximos dias!
    Todas as ideias para organização da cozinha (e não só) e aproveitamento de restos, são sempre útis e uma forma de optimizarmos os recursos que temos em casa.
    Por isso, um muito obrigada pela partilha destas ideias com os seus leitores. Aqui por casa, aplicam-se algumas com algumas adaptações.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:06

      PS: Onde se lê "útis" deve-se ler "úteis". Sara oliveira

      Eliminar
  2. Uma refeição diferente, mas deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Mto boa receita, parabens pelas receitas!

    ResponderEliminar

Imprimir