Salteado de Legumes e Bife


A semana começa e é dia de organizar e planear o resto da semana. De ver o que sobrou do fim de semana e fazer o jantar com base nisso. Há 1 bife grelhado, um restinho de brócolos, uns poucos cogumelos e ainda 3 pimentos pequenos que sobraram de um workshop. Todos estes ingredientes, sozinhos, não davam para nos alimentar. Mas juntos, num salteado cheio de legumes e com arroz a acompanhar, foram o nosso jantar.
Cá em casa fazem-se imensos salteados. Por vezes só mesmo de legumes, para acompanhamentos. Outras vezes com alguma sobra de carne. Servem-se com legumes ou massa, consoante a vontade. Variam-se os temperos: uma vez podem levar um bocadinho de gengibre e malagueta, outras vezes molho de soja, ou ainda um teriaki, Outras vezes só mesmo sal e pimenta. E não são uma receita. São apenas mais uma das minhas muitas sugestões de aproveitamentos. Quem não faz o mesmo?

Ingredientes para 2 pessoas:

1 bife de vaca (usei um bife grande grelhado que tinha sobrado de outra refeição)
1 cenoura grande
3 pimentos baby (laranja e amarelo)
10 cogumelos marron
3 raminhos de brócolos
1 dente de alho
azeite ou óleo de sésamo q.b.
sal e pimenta q.b.
coentros frescos para polvilhar

Preparação:

Corte o bife já cozinhado em tiras finas e reserve. (Caso esteja a fazer a receita sem aproveitamento, cozinhe primeiro a carne, deixe repousar e corte-a depois em tirinhas finas.)
Lave depois os legumes. Descasque a cenoura e corte-a em tirinhas finas, assim como os pimentos. Lamine os cogumelos e corte os floretes dos brócolos me pequenos pedaços, descartando os talos grossos (guarde-os para a sopa) de modo a que cozinhem rapidamente no wok ou frigideira. Lamine depois os dentes de alho.
Leve um wok ou frigideira grande ao lume com um pouco de azeite ou óleo de sésamo e quando aquecer junte os dentes de alho. Junte depois os legumes preparados e deixe-os saltear em lume forte. Tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar. mexendo sempre, de modo a que os legumes fiquem cozinhados mas crocantes. Acrescente depois a carne e envolva bem. Como a carne já está cozinhada, acrescente-a apenas no fim, apenas para aquecer.
Sirva polvilhado com coentros frescos picados e acompanhe com arroz basmati ou thai jasmim bem soltinho.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Que excelente sugestão Joana, sou fã!*
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Sim... Muitas sugestões é o que precisamos... Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:11

    Bom dia!
    Venham mais sugestões para fazermos mais com menos, aproveitando os restinhos que possamos ter!
    Aqui por casa, também se aproveitam os restinhos. Podem transformar-se em "massadas", empadão, quiches, ou saladas com massa/legumes/leguminosas, "esmagada"/puré fingido, uma espécie de pudim/soufflé, ou gratinados fingidos consoante os restos utilizados (peixe ou bacalhau cozido/assado/grelhado, carnes assadas ou estufadas/guisadas com um pouco de molho, legumes e massas cozidos).
    Depende do que existe, da inspiração, e do apetite. Por exemplo, ontem fiz uma "massada" com um toque oriental para aproveitar as sobras do peixe cozido. Refoguei um pouco de cebola, alho, e gengibre picados. Juntei um pouco de polpa de tomate e molho de soja. Usei massa de meada, e juntei o peixe quando a massa estava a meio da cozedura. Ficou diferente do que costumo fazer (faço de raíz, usando o caldo da cozedura e o refogado normal com tomate, levando às vezes um pouco de pimento).
    Vou ficar com esta ideia, pois deverei ter sobras de perú assado, e é uma forma diferente de variar o uso dos restos.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Só lhe tiro o brócolo porque não gosto de mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto divinal e parece ser bastante fácil de fazer!
    Vou experimentar um dia destes, tá mais que certo. :)

    Beijinhos e espero ver-te pelo meu blog.

    Porty's Diary - BLOG
    Porty's Diary - FB

    ResponderEliminar






  6. Bom dia

    Meu nome é Fernanda Alves, eu falo em nome da Lionshome. Estou entrando em contato com você, pois estamos analisando blogs em todo o Brasil para fazerem parte de nossa Rede de Blogs e o seu blog foi selecionado.

    Nós gostamos bastante do conteúdo da sua página. Temos certeza que nossos usuários vão gostar e se informar melhor.

    Só explicando um pouco melhor sobre a LionsHome, nós somos uma Startup localizada em Berlim que durante seus dois anos de vida vem crescendo rapidamente. Recentemente lançamos nosso Website no Brasil e estamos buscando Blogs com conteúdos interessantes e interativos para fazer parte da Rede LionsHome de Blogs.

    Com a nossa rede de blogs você tem a oportunidade de adicionar uma pequena descrição sobre os seus posts ao nosso website através do RSS-feed, atraindo assim mais visitantes e leitores para o seu blog (quando os usuários clicarem em seu post são redirecionados para o seu blog). Caso você tenha interesse, essa participação é completamente gratuita, já que estamos entrando agora no mercado brasileiro. A única coisa que pedimos em troca aos blogs da rede Lionshome é adicionar uma pequena logo nossa em sua página inicial assim que você se registrar.

    O link para se inscrever é o seguinte:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/signup/

    Se você quiser saber como funciona melhor nossa rede de blogs, pode visitar nosso website:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/all/ (Brasil)

    Espero que tenha gostado!

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

    Fico no aguardo.

    Abraço.

    --
    Fernanda Costa
    Marketing & Community Manager
    www.lionshome.com.br

    ResponderEliminar

Imprimir