Mousse de Mascarpone com Curd de Limão e Morangos


Sou daquelas que fala sozinha. Em casa e no carro e principalmente quando estou sozinha. E muitas vezes tenho de fazer um esforça adicional para não falar sozinha na rua ou no supermercado, mas mesmo assim às vezes dou por mim numa conversa em voz alta comigo mesmo. A sorte é que acabo quase sempre por estar com o António, e a coisas passam mais despercebida... Sou assim desde que me lembro. Tenho monólogos longos acerca de tudo e mais alguma coisas. Pode ser a imaginar a conversa que teria com uma pessoa com a qual estou aborrecida, pode ser apenas a explicar porque faço uma coisa de uma determinada maneira, e também acontece estar a cozinhar e a descrever a receita como se fosse um programa de culinária.. Faço-o sem dar conta na maioria das vezes - só me apercebo depois, e muitas vezes acabo a rir-me também sozinha. E há uma fase minha, em miúda, quando vinha a pé da escola para casa - e se calhava vir sozinha - que tinha também estas mesmas conversas e aqui, não tenho bem a certeza se não falava mesmo em voz alta.... Muitas vezes o Miguel me pergunta com quem estou a falar...
Também já percebi que ter estas “conversas” é uma forma de alinhar ideias. De não me precipitar em decisões e atitudes, e de muitas vezes conseguir organizar mentalmente coisas que quero dizer a alguém, o meu trabalho e mesmo algumas coisas mundanas da vida.. Sim, pode ter um pouco de louco, mas acho que todos nós temos características que vistas aos olhos dos outros podem parecer estranhas... O importante mesmo é saber que não somos perfeitos e saber viver com as nossas imperfeições que nos tornam tão únicos..
(E foi numa dessas “conversas” enquanto arrumava o frigorífico que, ao ver alguns ingredientes surgiu esta sobremesa que acabou por animar um pequeno lanche ajantarado!)

Ingredientes para 4 pessoas:

125g de mascarpone
100g de curd de limão caseiro (há varias receitas aqui no blogue)
50g de açúcar em pó
8 morangos
Hortelã para decorar
Preparação:

Numa taça bata o mascarpone com o açúcara em pó até estar homogéneo e bem incorporado. Acrescente depois o curd de limão e envolva bem.
Divida depois esta mistura por t4 acinhas e junte 2 morangos partidos ao meio e decore com uma folha de hortelã.
Leve ao frigorífico antes de servir.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Bom dia Joana,
    Revejo-me inteiramente no teu texto, comigo passa-se exactamente o mesmo. Falo sozinha, ou comigo própria, em casa e no carro, tenho longas conversas com o meu "eu". Já dei por mim a ter as mesmas conversas no supermercado e tenho a certeza que já houve quem me achasse louca. E a parte de cozinhar e descrever a receita? Acontece-me o mesmo, muitas vezes o Bruno vai à cozinha para perceber o que raio ando eu a fazer.
    Dizem que as pessoas que falam sozinhas são mais inteligentes. Vamos acreditar que sim! ;)

    Quanto à receita, parece-me muito bem, fresquinha e deliciosa (ou não levasse curd de limão). Vou experimentar.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:02

    Afinal, não sou a única!
    Também, tenho conversas com os "meus botões" / o meu"eu", tanto em casa como no serviço.
    Apesar de estranho, é uma forma de organizar os pensamentos e tentar não perder o foco, pois faço muitas coisas ao mesmo tempo.
    Esta mousse lembra uma que fiz com iogurte natural sem açúcar para salvar o primeiro curd de limão que fiz (os ovos não tinham ficado muito bem misturados).Uma "invenção" deliciosa surgiu da conversa com os "meus botões".
    Esta mousse com o mascarpone e o curd, é deliciosa tal como está, e pode tornar-se num recheio de uma tarte fresca / bolo / torta, ou uma espécie de cheesecake. É conforme o que a imaginação ou o apetite ditar!

    Um grande beijinho e um bom fim de semana,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Joana,

    Revi-me tanto neste post. Tal e qual. O meu marido tb me pergunta n vezes com quem falo. :)
    Como diz o outro, enquanto as paredes não nos responderem, tudo bem.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Hihi, eu tb falo sozinha mts xs ;) Adorei a tua sugestão, até pq tenho curd de limão q sobrou duma receita da Páscoa (tb tua!) e parece-me uma deliciosa mousse :) Bjinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:37

    Tivesse eu o dom da escrita e o meu texto seria este. Falar comigo própria é a minha forma de me organizar, fico feliz por saber que não sou a única! Obrigada pelo texto e por mais uma receita deliciosa :)

    ResponderEliminar
  6. Pensava que era só eu que falava sózinha.Conto muitas vezes episódios da minha vida a uma amiga ,ainda que ela viva a uns largos km de mim,e não é pelo telefone.Já estou mais contente,acho que é uma forma de desabafar.

    ResponderEliminar
  7. Bem.. afinal somos muitas a falar sozinhas! Sinto-me menos maluca e concordo perfeitamente, acho que é a nossa maneira de organizar ideias, sentimentos, emoções.. uma espécie de meditação, em voz alta! Obrigada pelo desabafo!

    ResponderEliminar

Imprimir