Bacalhau Assado à Moda da Mãe


Uma receita que a minha mãe faz muitas e muitas vezes e que eu adoro. É uma coisa que como habitualmente e com alguma frequência em casa dos meus pais, pelo que são poucas as vezes que a reproduzo cá em casa. Mas a sexta feira passada, apesar da ementa semanal estar orientada para a outra coisa, acabou por me dar a vontade, e lá saiu o bacalhau assado(grelhado) à maneira da minha mãe.
Desde os maiores aos mais pequenos todos comera com satisfação, e é sempre bom ver que não sobra nada para contar a história. Mesmo com receitas simples e de poucos ingredientes como esta.
Não será uma verdadeira receita de fim de semana, mas é perfeita para lançar o mote para mais um fim de semana Outonal - e este, espera-se com temperaturas outonais depois da tristeza do fim de semana passado.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes para 3 pessoas:

2 lombos ou postas altas de bacalhau
4 dentes de alho grandes
4 cebolas pequenas
12 batatinhas pequenas 
azeite q.b.
sal q.b.
pickles picados para servir

Preparação:

Comece por descascar os dentes de alho e de os levar a aquecer em lume brando juntamente com o azeite (cerca de 150ml). Não deixe os dentes de alho fritar.
Coloque depois tudo numa travessa funda, caçarola de barro ou “saladeira” e reserve.
Entretanto coza as batatas inteiras e com casca, depois de bem lavadas, em água temperada de sal. 
Descasque as cebolas, dê-lhes uns cortes em cruz, e coza-as a vapor, durante alguns minutos (no microondas ou num cesto próprio) até que fiquem macias, mas não a desfazerem-se. (Este passo, é apenas para facilitar quando for grelhar as cebolas!)
Leve um grelhador ao lume e deixe aquecer bem.
Pincele as postas de bacalhau com um pouco de azeite e grelhe-as, primeiro de um lado, e depois do outro, até que o bacalhau fique cozinhado e se desfaça em lascas.
Coloque o bacalhau grelhado diretamente no azeite aquecido com o alho, desfazendo-o em lascas com a ajuda de um garfo. Aproveite para retirar as espinhas maiores que encontrar.
Aproveite a grelha quente para acabar de cozinhar as cebolas grelhando-as também, até que fiquem bem cozinhadas e com as marcas do grelhador. Junte-as ao bacalhau.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas escorra-as bem e dê-lhes um murro. Passe-as a também pela grelha, para que ganhem alguma cor e sabor, e coloque-as também na mistura de bacalhau, cebola, azeite e alho.
Envolva tudo muito bem, sem desfazer muito, e polvilhe com os pickles picados.
Sirva de imediato, e se necessário regue com mais azeite que este prato é guloso.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo08:37

    Adorei!
    Pode ser simples, mas não deixa de ser delicioso. Pura comida de conforto!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:20

    Por vezes os pratos mais simples são os mais saborosos e confortam-nos a alma. Gosto muito de bacalhau grelhado mas por vezes evito de fazer em casa porque nem sempre corre bem. Nunca comi batatas com este toque de grelhado, tenho que experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto de bacalhau mas raramente faço em casa.
    Adorei a sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/almondegas-em-cama-de-legumes.html

    ResponderEliminar
  4. Joana, experimente a mesma receita, mas com laranja descascada e cortada aos bocados em substituição da batata. Ah, e sem cebola. Não aquecemos o azeite , pomo-lo frio com os alhos aos bocadinhos e crus. Bom, estou a ver que já é outra receita.. , 😀😀É a que nós fazemos na família e é típica da terra do meu pai, uma aldeia no alto Alentejo, Casa Branca.

    ResponderEliminar
  5. nossa que receita maravilhosa?

    ResponderEliminar

Imprimir