Pãezinhos Fofos (16 de Outubro: World Bread Day 2017)


Hoje comemora-se o dia mundial da alimentação e também o dia mundial do pão!
Nada melhor do que juntar estas duas comemorações e fazer pão... Não que eu não faça pão com regularidade, pois faço pão todas as semanas, de uma ou outra variedade - e ainda não consegui fazer pão com massa mãe, mas isso será tema para outro dia....
Normalmente faço um pão grande, para fatiar, e que congelo. Vamos depois comendo conforme a vontade. Lá muito de vez em quando faço pães individuais. É o caso destes pãezinhos muito fofos e leves, que os miúdos gostaram bastante, e que não dão grande trabalho a preparar. São um bocadinho diferentes de uma receita de pão tradicional, pois levam leite, ovo e um bocadinho de manteiga, (pão que é pão não precisa de muito mais do que farinha, água, fermento e sal!), mas são esses ingredientes que lhes dão esta textura deliciosa e fofa, apesar de uma ligeira crosta crocante.
Quanto à conservação destes pãezinhos, optei por congelar assim que arrefeceram, deixando apenas dois ou três para consumir no dia. Depois de deixar descongelar à temperatura ambiente continuaram perfeitos. Espero que gostem!




Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.

Ingredientes para 10 pãezinhos:
(receita em “FeelGoodFood”, Outono de 2017, página 73)

100ml de leite tépido
7g de levedura seca - fermento de padeiro seco tipo fermipan
1 colher de sopa de açúcar ou de mel
1 pitada de sal
225g de farinha 
40g de manteiga derretida
1 ovo batido

sementes de papoila + ovo batido para pincelar

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o sal, e o fermento e envolva bem. Abra uma cova ao centro e coloque depois o açúcar ou o mel, 80 ml de leite morno misturado com o ovo e a manteiga derretida. Misture os ingredientes até obter uma massa mole e transfira depois a mistura para a bancada da cozinha polvilhada com farinha (se achar a massa muito seca, misture o restante leite...) 
Amasse bem durante cerca de 10 minutos - se preferir use uma batedeira ou robot de cozinha neste ponto, e coloque depois a massa numa taça deixando-a levedar duarante 1 a 2 horas até ter dobrado de volume.
Ao fim desse tempo retire a massa da taça e amasse-a um pouco mais durante um minutos. Divida depois a massa em 10 bolinhas. Role cada uma das bolas de modo a formar um rolinho com cerca de 15 cm de comprimento, e dobre-os formando um nó. 
Coloque depois os pãezinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal , tape com um pano e deixe levedar até dobrarem de volume (eu acho que neste ponto deixei os meus pãzinhos levedarem tempo demais, de modo a que ficaram muito “esparramados”).
Pincele depois os pãezinhos com o ovo batido (que deve estar à temperatura ambiente e não retirado do frigorífico), e polvilhe com as sementes de papoila. 
Leve depois ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixe cozinhar cerca de 15 minutos até ficarem dourados e bem cozinhados.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Sirva com manteiga, compotas ou queijo.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo09:45

    Bom dia "meninos"!
    Uma boa ideia para pequenos pães doces, para adoçar pequenos almoços ou lanches.
    Ando um pouco afastada das massas levedadas, um pouco por força das circunstâncias. De vez em quando aparece alguma coisa pontualmente, mas é sempre em versão "rápida".
    A massa mãe é uma aventura, que também iniciei, mas que tive que terminar, pois se no início fazia tudo direitinho, a partir da segunda semana, comecei a esquecer a alimentação da mesma, além do gasto de farinha e desperdício da massa retirada. No entanto, não falta literatura em casa, e é para voltar a ela assim que tenha um pouco de tempo e não ande a "mil à hora" (espero eu!).
    Vou ficar com os olhos nesta receita, para fazer os pãezinhos num fim de semana.
    O tempo fresco (ainda não chegou, mas quando aparecer é de repente), pede algo para acompanhar o chá ou café.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir