Cubinhos de Porco com Pimentos e Cebola Roxa e Puré de Couve Flor


A ideia inicial era fazer umas espetadas. Mas.. tinham-se acabados os pauzinhos. Nada se perde e tudo se transforma, e as espetadas acabaram a serem feitas quase na mesma, mas sem pauzinhos, com o mesmo resultado em termos de sabor e até com maior facilidade a virar e a cozinhar... E para acompanhar, um puré de couve flor, que cá em casa todos gostam. (E o truque para este puré não ficar aguado que é cozer a couve flor a vapor e juntar um pouco de leite de coco - a parte sólida, mas que também podia ser creme de copo ou crème fraiche).
Simples, básico e eficaz. E mais uma refeição básica de todos os dias.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.

Ingredientes para 3 pessoas:

600g de carne de porco cortada em cubinhos (usei perna/bifana)
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento laranja
1 cebola roxa
1 limão
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
folha de louro
1 colher de sopa de massa de pimentão
azeite q.b.

Puré de couve flor:
500g de couve flor
2 colheres de sopa de leite de coco (parte sólida da lata)
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:

Tempere a carne de porco com sal, pimenta, a folha de louro, o sumo de limão, os dentes de alho picados e a massa de pimentão. Envolva bem e deixe marinar algumas horas ou de um dia para o outro.
Leve depois ao lume um grelhador de fogão - ou uma chapa - e deixe aquecer bem. Acrescente os cubos de porco escorridos da marinadas e deixe cozinhar, virando-o com frequência para que não queime. Junte depois o pimento e a cebola roxa limpos e cortados em pedaços pequenos e envolva na carne.
Quando tudo estiver cozinhado coloque numa travessa ou prato de servir e polvilhe com cebolinho picado.
Para o puré de couve flor, coza a couve flor a vapor e assim que estiver macia coloque no robot de cozinha ou copo da varinha mágica. Acrescente o leite de coco e os temperos a gosto e triture até obter um puré liso e homogéneo.
Sirva o puré com a carne.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Anónimo08:54

    Adoro esta sugestão! É colorida e mais prática que as espetadas.
    Para experimentar, com a carne de porco (ou outra), e com este ou outro puré de legumes (não tenho couve flor, mas batatas doces e as normais). Uma ideia versátil e prática, consoante os ingredientes utilizados. É bom variar as coisas "corriqueiras" com outro tipo de ingredientes.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir