Frango Assado com Ervas Secas e Rosti de Batata Doce no Forno


Planear a semana e a ementa semanal, dá-me sempre uma sensação reconfortante. Gosto de saber o que vou cozinhar, ter tudo mais ou menos adiantado, e de não me perder e “não sei o que fazer para o jantar”, porque assim, enquanto acabo o jantar, e ponho o arroz a fazer, ou o frango no forno, ou a carne já temperada a grelhar, tenho mais disponibilidade para estar de volta dos miúdos, que nem sempre, ao final do dia estão propriamente pacíficos.
Habituei-me assim, e não acho que me prive do acto de cozinhar “sem rede”, sem planear, e dedicada a uma receita do principio ao fim, porque continuo a fazê-lo algumas vezes quando testo receitas durante a semana, e nas receitas de fim de semana...
Mas à semana, gosto de abrir o frigorífico e ver a preparação que fiz, e de tirar o frango já temperado e colocar no forno, enquanto tempero a batata ralada e formo os bolinhos que cozinham na hora juntamente com o frango, enquanto eu ainda tenho tempo para ler uma história no sofá ou brincar na pista com os carrinhos....

Calendário de Workshops:

Dia 12 de Novembro, Workshop na Baking Day, em Coimbra, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com - já com poucas vagas!!

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro - Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com (atenção que há poucas vagas para Lisboa e já há pessoas inscritas.)

Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças pequenas)

4 pernas de frango com coxa
1 colher de sobremesa de salsa seca
1 colher de sobremesa de tomilho seco
1 colher de sobremesa de mangericão seco
1 colher de chá de alho em pó
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Rosti de Batata Doce:
1 batata doce grande branca
1 batata doce grande roxa
sal q.b.
azeite q.b.
1 colher de chá de alho em pó

Preparação:

Separe as coxas das pernas do frango e coloque-o num tabuleiro que vá ao forno. Temepere a gosto com sal, pimenta, o alho em pó e as ervas secas. Regue com um fio de azeite, tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h20.
Entretanto preparare o rosti. Descasque as batatas e rale-as no ralador da cenoura, em fio. Tempere com sal, o alho e com duas colheres de sopa de azeite. Misture bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e faça montinhos de batata, espaçados no papel vegetal. Leve também ao forno e deixe cozinhar cerca de 40 minutos até as batatas estarem cozinhadas e formarem uns “discos” de batata. (Convém a meio tempo espalmar os rosti de batata).
Sirva o frango com o rosti de batata, umas ervilhas estufadas e um pouco de iogurte grego temperado para acompanhar.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo12:48

    Mais uma boa ideia, e que varia no acompanhamento!
    Gostei destes aromas para o frango, bem como do rosti para a batata.
    São ideias para experimentar, com estes aromas/ingredientes ou outros.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Assim que colher a minha produção de batata doce (que deve ser amanha) vou experimentar a fazer...

    ResponderEliminar

Imprimir