Orzo Cremoso com Bife com Alho e Manteiga


Tão depressa não há grandes ideias para cozinhar, como de um momento para o outro parece que surgem algumas ideias. Tirar uns bifes para saltear com legumes, e de repente decidir outra coisa qualquer. Porque ao olhar para o queijo Cheddar que ainda aqui tenho - vindo de Inglaterra, oferta da minha amiga Rita - e a um restinho de massa pevide (orzo) que sobrou da última vez que fiz canja, lembrei-me de imediato de preparar esta massa à maneira do rissoto, que fica realmente maravilhoso e se prepara num instante. O acompanhamento perfeito para uns simples bifes de vaca. Se assim pensei, mais depressa o fiz, e foi um jantar do agrado de todos.
Entretanto, com a miúda quase a chegar, vão-se fazendo ementas e listas para as primeiras semanas. Com o que já preparei e está congelado para nos ajudar nestes primeiros dias a cinco, até conseguirmos todos entrar na nova rotina.
Até lá, apesar de dias mais preguiçosos e outras mais  dinâmicos e com ideias diferentes, lá vão surgindo as receitas de todos os dias.

Ingredientes para 4 pessoas:

200g de orzo (massa pevide)
500ml de caldo de frango quente -  aproximadamente (usei caseiro)
1 cebola pequena
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
50g de queijo ralado (usei cheddar, mas podem usar qualquer outro)
1 colher de sopa de manteiga
azeite q.b.
1 folha de louro
4 bifes de vaca não muito finos

Preparação:

Pique a cebola juntamente com um dente de alho e leve ao lume num tacho juntamente com um pouco de azeite e deixe refogar. Junte depois o orzo (massa pevide) e envolva bem no refogado. Tenha em atenção que o lume deve estar brando. Vá depois adicionando o caldo de frango quente, aos poucos e poucos e mexendo sempre, como se fosse um risotto, e retifique de sal e pimenta a meio da cozedura. Quando a massa estiver cozinhada e bem cremosa, adicione o queijo ralado, mexa bem e desligue do lume.
Entretanto lamine os restantes dentes de alho e leve-os a uma frigideira juntamente com um fio de azeite, a folha de louro e a manteiga. Deixe começar a fervilhar e junte os bifes de vaca. Tempere-os depois de sal e pimenta e deixe cozinhar alguns minutos. Vire-os do outro lado e deixe acabar de cozinhar, sem os deixar ficar demasiado cozinhados.
Sirva a massa com os bifes e acompanhe com legumes salteados ou brócolos cozidos.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo10:01

    Aqui está uma ideia diferente para variar a massa!
    Associo a massa miúda a sopas, e é desta forma que normalmente a uso (quando a uso). No entanto, já experimentei usar em algumas saladas e é uma forma de variar a massa usada.
    Curiosamente, a primeira vez que usei esta massa, sem ser na sopa, foi numa salada com favas, e pesto de agrião. Foi uma adaptação de uma receita que tinha visto, e que serviu para reconciliar-me com as favas (e variar a sua utilização).
    Mais uma boa ideia para experimentar!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto. Essa massa só usei para a canja.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/farrapo-velho-minha-moda.html

    ResponderEliminar
  3. Bem, esse bife deve ter um sabor divinal. Beijinhos*

    ResponderEliminar

Imprimir