Batata Doce “Frita” no Forno (ou batata normal ou outros fritos no forno!)


É inevitável! De todas as vezes que no facebook ou no instagram mostro fotos os falo das batatas “fritas” no forno, chovem comentários e mensagem para explicar como faço.
Não há sabedoria nenhuma. Basta um forno com ventilação. Mas a ideia de comer fritos com menos culpa, ou de poder oferecer aos miúdos “batatas fritas” com menos óleos refinados e saturados, chama a atenção de toda a gente.
É definitivamente uma tendência, estarmos cada vez mais preocupados com estas coisas, e eu devo confessar que faço cada vez menos fritos e, na maioria das vezes, quando os faço - sejam batatas, filetes, panados, carapauzinhos ou petinga, rissois e bolos de bacalhau caseiros... mesmo que estejam congelados  - uso quase sempre este método.
E portanto aqui fica a explicação!

Ingredientes:

2 batatas doce brancas (cá em casa usamos imenso batata doce, mas podem batata normal!)
2 batatas doce laranja 
sal q.b.
azeite q.b.
ervas aromáticas secas a gosto q.b. (opcional)

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos mais ou menos do mesmo tamanho.
Seque as batatas com um pano e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal  NUMA SÓ CAMADA. Tempere depois com um fio de azeite (azeite em spray é o ideal) um pouco de sal, e, se gostar as ervas aromáticas secas a gosto (ou alho em pó, ou pimentão.....)
Leve as batatas ao forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos. (Com as batatas raramente as viro a meio do tempo, mas se estiver a fazer panados ou filetes, gosto de virar a meio do tempo, e borrifar com um pouco mais de azeite!)
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes colocar no prato de servir. Se necessário tempere com um pouco mais de sal ou flor de sal.


Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo09:49

    Gostei da explicação para estas batatas "fritas"!
    Sou um pouco avessa a fritos, e faço-os pontualmente na versão "normal". Ainda não apanhei o jeito com eles, "fritos" no forno, pois ainda não acertei a temperatura ideal do forno de casa (as temperaturas variam de forno para forno, e este precisa de uns ajustes ou no tempo ou na temperatura em si).
    Aos poucos, estou a encontrar à venda as batatas doces de polpa laranja e roxa. A normal (a que chamam de branca), encontra-se facilmente durante o ano inteiro, embora adore as da Comporta ou de Aljezur quando as encontro à venda.
    Há outra variedade de batata doce que gosto muito, que é mesmo branca (pele e polpa), mas é mais rara de encontrar. Comprei-a uma vez a uns vendedores africanos que estavam a vender próximo da minha praça, e é bastante boa como as outras.
    É bom haver preocupações com a alimentação (alimentos e formas de confecção), mas ao mesmo tempo assisto ao uso "indiscriminado" do termo "sem culpa" para (justificar) um quase "alarvismo". A ideia que retenho, é o "exagero", pois mesmo o que é saudável, torna-se prejudicial se for consumido de uma forma exagerada.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Sara Oliveira, esse último parágrafo está muito bem dito. O mais saudável não significa que podemos comer desmesuradamente pois menos açúcar e gordura também fazem mal. Todos os açúcares são açúcar quer sejam de cana, de côco ou da fruta. E o mais importante: biológico muitas das vezes não é sinónimo de saudável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana15:57

      Nem sem glúten, sem lactose e sem ovos como se vê tantas vezes...

      Eliminar
  3. humm muito bom vou experimentar! obrigado pelas partilhas sempre úteis e saborosas! bjos doces

    ResponderEliminar
  4. É exatamente como faço (também adiciono pimenta moída na hora, antes do forno). Adoro! :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei dessa explicação. A experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/salmao-grelhado-bem-acompanhado.html

    ResponderEliminar
  6. Eu comprei a actifry ha uns 7 anos e resolvi o problema dos fritos e apenas uso azeite, não uso oleo .O Lidl tambem ja vendeu uma maquina dessas por cerca de 70 euros(bem mais acessivel em termos de preço, mas não sei se fica bom). É sempre bom conhecer novos metodos!Contudo a regra é comer de tudo mas sempre com moderação!Fritos aqui em casa apenas uma ou duas vezes na semana!Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:23

      Aqui em casa é uma ou duas vezes ao ano.

      Eliminar
  7. Fiz ontem para o jantar, mas com fiambre, pois cá em casa não somos fãs de bacon, e ficou delicioso, além de ser bem rápido de preparar. Obrigada pela sugestão :)

    ResponderEliminar
  8. Olá! Adorei a receita pois não sou muito de frituras! Mas o que quer dizer com "um forno com ventilação"? Obrigada se me esclarecer. Beth Müller - Rio de Janeiro

    ResponderEliminar

Imprimir