Hambúrguer na Frigideira com Cogumelos e Alho Francês


Conto os dias que faltam para ela nascer. A mala dela já está pronta, e a minha quase, já com a roupa separada e só a faltar mesmo colocar dentro da mala. As gavetas cheias de roupinhas cheirosas e prontas a usar. O quarto pronto. O congelador está atestado. E nós à espera. Sabemos que já não falta muito.
E de resto lá vamos mantendo as nossas rotinas de sempre com os miúdos, mesmo sabendo  que a chegada da nova irmã vai trazer mudanças para todos e em muitas coisas.
E as refeições cá em casa têm sido menos elaboradas. Porque já há dias em que me sinto mais cansada. Porque a minha cabeça está às vezes noutras coisas, porque simplesmente às vezes não me apetece nada, e se não fossem os miúdos, acho quem ainda cozinhava menos...
No final da semana que passou, um dos nossos jantares foram uns deliciosos hambúrgueres, que em vez de acabarem grelhados com arroz e salada, tiveram outras honras, porque afinal havia cogumelos e alho francês a necessitarem de serem aproveitados para evitar o desperdício. E foi assim que os hambúrgueres acabaram com um molho cremoso e tiveram de acompanhamento chips de batata doce roxa e beterraba que tinham vindo no cabaz dessa semana...
E por aqui continuo a dar muito importância a não deixar estragar legumes, frutas e afins!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 hambúrgueres de vaca (eu tenho usado os que vêm no meu cabaz de carne de vaca Marinhoa, 100% carne de vaca e sem mais nenhum aditivo ou ingrediente!)
1 alho francês pequeno
10 cogumelos
1 dente de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
6 colheres de sopa de leite de coco (para acabar o resto da lata que tinha aberta, podem usar iogurte natural, natas ou até kefir)
azeite q.b.

Preparação:

Corte o alho francês em rodelas fininhas e lamine os cogumelos. Lave bem e escorra o excesso de água.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e junte os hamburgueres. Tempere-os com um pouco de sal e pimenta, e acrescente a folha de louro deixando-os cozinhar um pouco.
Junte depois os cogumelos e o alho francês, assim como o dente de alho picadinho, envolva bem  e deixe estufar tudo em lume brando durante uns minutos. Junte depois o leite de coco e retifique de sal e pimenta, deixando cozinhar até o hambúrguer estar a seu gosto.
Sirva depois os hambúrgueres com o molho, uma salada verde, e umas chips de batata doce roxa e beterraba, ou chips de batata doce “normal”.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:46

    Adoro estas ideias!
    Ninguém diria que um singelo hambúrguer pudesse ficar diferente com uma roupagem diferente.
    A comida simples de todos os dias pode parecer sofisticada, mesmo com ingredientes simples e corriqueiros, usando o que temos em casa. fiquei curiosa com as chips de beterraba. São preparadas no forno, tal como a "batata frita"?
    Acredito que nesta altura, a vontade de cozinhar seja escassa, com o cansaço decorrente da gravidez como com a cabeça a pensar em "mil e uma coisas".
    Enquanto a pequena não chega, aproveite todos estes momentos de "calma", pois de repente muda tudo, bem como os horários (depende, é claro da criança), e as coisas podem levar algum tempo até entrar na normalidade.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana, levo a receita comigo, e deixo ficar votos de que a pequenina venha numa hora abençoada!Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
  3. Para mim pode ser com chips de batata doce roxa, nhami :D
    Que corra tudo bem com a pequenina :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Esse hamburguer ficou um aspeto bem suculento.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Já fiquei a babar por esse hambúrguer 😍😍😍 tem muito bom aspecto e é super fácil, nunca me lembrei de tal coisa.. 😉😉😉

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana!
    Que a princezinha chegue rápido e bem.
    Que tudo corrra da melhor forma e continues a partilhar a tua vida com belas receitas, sugestões e alegria.
    Beijinhos
    Filo

    ResponderEliminar
  7. Estou neste momento a seguir esta receita pela segunda vez. Muito bom! Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir