Costeletas de Porco com tempero à moda da Mãe


Neste tempo mais frio é normal lembramo-nos dos churrascos e das refeições ao ar livre. Muitos de nós deixam de fazer determinadas coisas como grelhados, e passam a usar muito mais o forno e o tacho, e a desejar os dias maiores e mais quentes onde cozinham mais no churrasco, porque diga-se de passagem é pouco agradável estar na rua ao frio a grelhar....
Eu, por exemplo, não me importo de fazer alguns pequenos grelhados em casa, na cozinha. Confesso que é preciso ter um bom sistema de exaustão se não queremos a casa a cheirar a carne ou peixe durante dois dias, mas também não acho nenhum bicho de sete cabeças fazer alguns grelhados em casa, quer seja no fogão, quer seja num grelhador elétrico.
Desta vez umas simples costeletas de porco, com um tempero que a minha mão usa muito, e costuma ter sempre pronto em casa para as ir “banhando”. Mas também serve para outros tipos de carne.

Ingredientes para 4 pessoas:

4 costeletas de porco
sal e pimenta q.b.

Molho:
azeite q.b.
1dente de alho laminado
sal q.b.
1 limão
pimenta q.b.
1 folha de louro
malagueta ou picante q.b.
1 colher de chá de colorau em pó

Preparação:

Prepare o molho. Num frasco coloque uma quantidade generosa de azeite e tempere com um pouco de sal e pimenta. Junte o sumo de limão o dente de alho laminado, a folha de louro e junte o colorau e um pouco de picante ou a malagueta a gosto. Feche o frasco e agite bem. Use com a ajuda de um pincel para ir temperando a carne à medida que a grelha ou no fim de grelhar, e guarde o que sobrar num local seco e fresco durante algumas semanas (se preferir no frigorífico).
Tempere depois as costeletas com sal e pimenta.
Aqueça o grelhador eléctrico ou o grelhador/chapa do fogão e grelhe as costeletas de ambos os lados,  pincelando-as de vez em quando com o molho preparado. No final, pincele-as um pouco mais.
Acompanhe com arroz ou com umas migas de feijão frade, broa e caldo verde.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:21

    Adorei esta sugestão!
    É uma forma diferente de variar as costeletas, e fiquei curiosa com essas migas, que estão com um ar apetitoso! A receita das migas vai aparecer no blog? É uma forma diferente de apresentar o feijão frade, broa e as couves.
    Mais uma ideia para experimentar, pois é uma forma de variar a preparação de ingredientes tradionais que temos em casa.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:42

      PS: Já reparei que existem migas de feijão frade no blog. Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara Oliveira tem aqui o link das migas https://paracozinhar.blogspot.pt/search?q=migas+de+feij%C3%A3o+frade%2C+broa+e+caldo+verde.

      Eliminar
  2. Qual o material do seu grelhador de fogão, Joana? O meu precisa de substituição mas não sei o que escolher juntando os critérios saúde e anti aderência.

    ResponderEliminar

Imprimir