Os nossos fins de semana começam sempre com um pequeno almoço em família. Normalmente os miúdos pedem panquecas e quase sempre faço as de banana e linhaça (ou aveia), que são as preferidas deles. Nós vamos variando entre ovos estrelados e mexidos, tostas compostas e outras vezes também panquecas e waffles...
Nestes dias entre que antecederam o final de ano, e com todos em casa, alguns ingredientes “desapareceram” aqui em casa - como as bananas - e quando os miúdos me pediram panquecas de banana para o pequeno almoço, reparei que já cá não havia nenhuma. Tentei outra receita, desta vez com farinha de trigo sarraceno, umas claras que tinham sobrado de uma sobremesa, e um resto de leite de coco. Ficaram também aprovadas, apesar de o Zé ter dito que gosta mais das panquecas de banana que a mãe faz!
Pessoalmente também gostei muito destas, e entretanto já as repeti! Não juntei açúcar na massa, pois gosto de as servir com mel ou maple Syrup, mas se preferirem podem juntar um bocadinho!
E deixo-vos esta receita para começarem o primeiro sábado do novo ano com um pequeno almoço em família!
Ingredientes para 4 panquecas (serve 2 pessoas):
4 colheres de sopa de farinha de trigo sarraceno
1 colher de chá de fermento em pó
2 claras (não é preciso bater em castelo)
4 colheres de sopa de leite de coco (usei leite de coco de lata, mas acho que podem usar outro leite vegetal ou de vaca!)
Para servir:
Maple Syrup ou mel
lascas de coco
frutos vermelhos a gosto ou banana
Nozes ou amêndoas
Preparação:
No copo da varinha mágica coloque o trigo sarraceno, as claras, o leite de coco e o fermento em pó e bata até obter uma massa lisa. Se achar muito grossa junte um pouco mais de líquido.
Coloque depois uma frigideira anti aderente a aquecer e quando estiver bem quente coloque um pouco de massa no centro. Quando começar a formar bolhinhas à superfície, vire a panqueca e deixe-a cozinhar do outro lado. Repita até esgotar a massa.
Coloque as panquecas no prato e regue-as com mel ou maple syrup (ou uma compota a gosto), e sirva com frutos vermelhos, banana em rodelas, lascas de coco e nozes ou amêndoas.
Bom Apetite!
Estão muito apetitosas!
ResponderEliminarAinda ando a apanhar o jeito delas, mas gosto destas variantes. Tenho uma dúvida: o trigo sarraceno é em grão ou em farinha?
São capazes de aparecer brevemente em casa. Tenho os ingredientes, e é uma forma de usar parte das claras que tenho congeladas.
Além disso, como a base é "neutra" e não adoçada, podendo ser apresentada numa versão salgada, a lembrar crepes recheados ou wraps (há uma receita de umas galettes bretonnes, que levam trigo sarraceno, e são uns crepes salgados - vi no blog "Cozinhar sem Lactose").
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Sara,
EliminarEu usei farinha de trigo sarraceno - já retifiquei a receita!
Ficam boas com bacon chocante também e queijo.....
(Entretanto devo dizer que a sua compota, os húngaros e as bolachas com pepitas de chocolate estão deliciosas)
Um beijinho,
Joana
Olá Joana,
EliminarAgradeçova sua informação, e muito obrigada pelo feedback! Espero que goste das outras!
Um beijinho,
Sara Oliveira
Nunca usei trigo sarraceno mas já ouvi falar muito bem a nível nutricional. Tenho de experimentar.
ResponderEliminarBeijinhos e uma boa semana,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/01/dia-de-reis-e-um-bolo-rei-de-nutella.html