“Quiche” sem Massa de Frango, Bacon e Legumes na Frigideira


Mais do mesmo. Umas pernas de frango solitárias no congelador que não davam uma refeição para todos. Assam-se, desfiam-se e juntam-se mais algumas coisas para dar para todos.
A ideia começou por ser uma espécie de noodles de frango e legumes com caldo caseiro de frango. No momento de ir preparar o jantar a ideia já era fazer um pastelão, porque tinha c´muitos ovos, mas acabou numa quiche sem recheio porque não tinha massa, nem vontade de fazer nenhuma massa.
No fim, acho que não fez falta nenhuma e ficou uma bela “quiche”, algo que o meu marido acha sempre que é lanche ajantarado de domingo, e não jantar de um dia da semana. Mas que comeu com prazer porque estava realmente bom.
A ideia de fazer na frigideira é optima porque assim ainda se suja menos louça. Atenção apenas à frigideira que usam, que tem de dar para levar ao forno. (A minha é própria e até tem uma pega amovível para esse efeito! Caso não tenham, transfiram a mistura antes de ir para o forno para um pirex ou tarteira de louça).
Espero que gostem. E que vos inspire a não desperdiçar nada. É uma óptima forma de aproveitar sobras de carne e de legumes, como aliás todas as quiches!

Ingredientes para 4 pessoas:

2 alho franceses pequenos
250g de cogumelos
2 cenouras médias
250g de frango cozinhado e desfiado (sem peles nem ossos)
200g de bacon em tirinhas finas
azeite q.b.
150ml de natas (natas vegetais ou leite de coco)
6 ovos
sal, pimenta e noz moscada

Preparação:

Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o depois muito bem para limpar todas as impurezas. Lave também os cogumelos e lamine-os. Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte o alho francês e deixe começar a cozinhar. Junte depois os cogumelos e a cenoura e deixe saltear até começarem a ficar murchos. Acrescente depois o frango, o bacon e as natas ou o leite de coco e envolva bem. Tempere de sal, pimneta e noz moscada. Desligue e deixe arrefecer.
À parte bata os ovos e envolva-os bem na mistura anterior.
Leve depois a frigideira ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. (Se a sua frigideira não for própria para ir ao forno, pode transferir para uma tarteira de vidro ou tabuleiro que vá ao forno e à mesa.
Sirva cortada em fatias e com uma salada verde.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:57

    Também costumo fazer algo do género, consoante os restos que estão em casa.
    É bastante prático para uma refeição ligeira e já calhou uma vez a fazer tudo no pirex no forno, a parte do saltear.
    Tenho sobras de batatas cozidas e talvez seja o mote para fazer algo com atum ou bacalhau enlatados (são um SOS para desenrascar refeições).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:39

    Olá Joana, tenho reparado que já publicou por 2 vezes as meal prep da semana no instagramories), não pensa voltar a publicar no blog "a economia cá de casa "? Eu por exemplo posso ver o seu instagram mas não a posso seguir nem aceder às stories porque eu não tenho instagram :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Já tinha visto as suas perguntas noutro post mas não tinha tio oportunidade de responder.
      Sim, as meal prep vão voltar ao blogue, pode é não ser todas as semanas... Mas vai voltar em principio já com a minha preparação desta semana.
      De qq maneira é uma oportunidade de criar uma conta de instagram... Não precisa de publicar nada. Há muitas pessoas que só têm contas para seguirem as publicações que tÊm interesse... :)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Anónimo16:20

      Olá, desculpe a minha insistência ao ter repetido a minha pergunta várias vezes, mas gosto e acho bastante úteis esses posts!:)
      Obrigada e beijinho

      Eliminar
  3. Que bom aspeto.
    Gosto muito de quiche mas uso quase sempre massa quebrada.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/04/empadao-de-alheira.html

    ResponderEliminar

Imprimir