Geladinhos de Beterraba e Morango


Assim que o calor começou a aparecer, e o sol a espreitar, o Zé Maria começou a pedir gelados da mãe, daqueles com o “pauzinho”. Prometi que lhe fazia.
Pediu-me com morango e banana e framboesas. Mas a mãe é de inventar. E nessa semana tinha assado beterrabas que tinham vindo com o cabaz de hortícolas  semanal. Andei a fazer para mim, ao pequeno almoço, uma espécie de “bowl”, com beterraba assada, maça, laranja e morangos, que terminava com granola caseira, iogurte e mais frutos vermelhos, e aquilo andava-me a saber maravilhosamente. 
Como ainda tinha beterrabas assadas, e como já tinha percebido como ficavam bem com os morangos, decidi arriscar e inventar para ele uns geladinhos com beterraba e morangos.
O Miguel torceu logo o nariz à combinação e só em perguntava porque é que eu não tinha feito uma coisa “normal” (mas afinal, o que é que esta tem de “anormal”?), mas eu mantive-me na minha e sabia que o miúdo ia gostar. E não me enganei porque os geladinhos de beterraba e morango foram aprovados à primeira dentada.
Deixo a receita para quem quiser experimentar, deixando a ressalva que são mesmo deliciosos.

Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro - Ovar, na Colher de Chá - “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 8 geladinhos:

150g beterraba assada (ser assada faz a diferença)
250g de morangos
50 g de maple syrup (podem adoçar com outro tipo de adoçante se preferirem)
125ml de leite de coco (ou iogurte natural ou natas sem serem batidas)

Preparação:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a baterraba assada cortada em pedaços, os morangos previamente lavados e sem os pés, o maple syrup ou outro adoçante a gosto e o leite de coco. Triture tudo muito bem a uma velocidade alta até obter uma mistura super homogénea e cremosa. (Como sabem uso a Bimby, e triturei cerca de 1 minuto na velocidade máxima, pois quero uam textura o mais cremosa e homogénea possível).
Verta depois a mistura para as forminhas de gelados (atenção que não deve encher até cima para ter espaço para o líquido expandir) e leve ao congelador cerca de 6 horas ou de um dia para o outro.
Desenforme e sirva.

Bom Apetite!


(Nota: Eu depois de prontos desenformo os gelados todos de uma vez e guardo-os envolvidos em papel vegetal numa caixa plástica no congelador)

5 comentários :

  1. Boa tarde Joana,
    Como fazes para assar a beterraba? (tempo? temperatura? inteira? aos pedaços?)
    Depois de assada e não consumindo toda dará para congelar?
    Obrigada!
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:55

    O Zé Maria é um menino aventureiro com os sabores!
    Gostei da ideia, pois o sabor da beterraba deve ter ficado "neutralizado" com os morangos e leite de coco. Por coincidência, fiz no passado fim de semana, um sumo de beterraba (crua) com morangos. Ficou com uma cor bastante bonita, mas fui a única que o bebeu!
    Será para exprimentar, pois até tenho toda a "matéria-prima" em casa (coisa rara, pois falta sempre alguma coisa!). Poderá ser uma forma de usar um resto de beterraba assada que congelei.
    A ver vamos se sai algo colorido, para animar dias cinzentos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:57

      * experimentar (a distração dá mau resultado!)
      Sara Oliveira

      Eliminar
  3. Boa tarde Joana,

    tenho procurado estas formas e não tenho conseguido encontrar. Pode dizer-me onde adquiriu?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir