Panadinhos de Lombo de Porco com Sésamo no Forno


Adianto habitualmente todas as nossas refeições da semana (de segunda à sexta) às segundas feiras, naquilo que chamo a “meal prep”. Não é uma questão de fazer comida que deixo pronta no frigorífico e vou aquecedo, até porque raramente tenho comida feita, mas tempero carne, preparo marinadas, ou assados, arranjo legumes, descasco batatas, preparo fruta... tudo adiantado e que me permita perder o menos tempo possível a cozinhar em cada um dos dias da semana, porque normalmente estou sozinha em casa com os 3 miúdos, e não é facil ter disponibilidade para calmamente fazer o jantar.
O que acontece quando partilho toda essa minha preparação da semana, é que recebo sempre inúmeras mensagens com dúvidas e perguntas. Uma que me fazem imensas vezes, tem a ver com o facto de fazer imensas coisas - habitualmente fritas - no forno. Basicamente o que faço é usar a ventilação do forno para conseguir um efeito semelhante a um frito. É o principio que usam as fritadeiras de ar quente. Não tenho nenhuma porque o forno com ventilação faz praticamente a mesma coisa.
Estes panadinhos de porco que foram o nosso jantar, foram feitos assim, no forno, sem necessitar de vigilância ou de “barriga no fogão”, ao mesmo tempo que fiz umas rodelas de batata doce “fritas”. Ao contrário do que possam pensar, não focam nada secos e fica tudo pronto em menos de 30 minutos.

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias

Lisboa - 13 de Outubro - 15h Workshops Pop-Up Chiado 
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto - 27 de Outubro - 15h Worshops Pop -Up 
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios

Ovar - 28 de Outubro - 10h Colher de Chá - Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:

600g de lombo de porco fatiado fininho
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 limão
1 folha de louro
1 ovo
pão ralado ou farinha de manioca q.b.
4 colheres de sopa de sementes de sésamo brancas

Preparação:

Tempere os bifinhos do lombo com sal, pimenta, os dentes de alho laminados, a folha de louro  e o sumo de limão. Tape bem - eu uso um recipiente de vidro com tampa hermética - e deixe marinar algumas horas no frigorífico ou alguns dias (no meu caso ficou temperado no frigorífico quase 3 dias).
Bata depois o ovo numa taça. Em outra taça coloque o pão ralado ou farinha de mandioca e as sementes de sésamo, misturando bem. Passe os bifinhos por ovo batido e depois pela mistura das sementes de sésamo e coloque no tabuleiro do forno previamente forrado com papel vegetal. 
Regue depois com um fio de azeite os panadinhos (ou use azeite em spray)  e leve ao forno previamente aquecido a 160ºC com ventilação (ar forçado) durante cerca de 25 minutos. Se quiser pode virar os panadinhos a meio tempo, mas eu não sinto necessidade de o fazer e ficam crocantes de ambos os lados.
Servi com rodelas de batata doce no forno (cortadas não muito finas e temperadas com azeite e colorau, e que coloquei numa só camada, num tabuleiro também forrado com papel vegetal, ao mesmo tempo que os panadinhos), e uma salada verde.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:45

    Gosto destas ideias de "fritos" no forno!
    Raramente, faço fritos, seja qual for a versão, mas estou a ponderar experimentar, de forma a variar um pouco.
    Venham mais ideias assim!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Esses panadinhas ficaram cá com um aspecto!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Vi ontem esta fotografia no Instangram e fiquei curiosa com o conceito de fritar no forno. Já experimentei com rissóis mas confesso que não gostei muito. Vou experimentar com o truque da ventilação.

    Beijinhos
    Margarida

    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Thank you for posting such a great article. Keep it up mate.

    jkpaysys gov in salary slip

    ResponderEliminar

Imprimir