Bolo de Cenoura à Americana da Rita


A Rita Nascimento (La dolce Rita) é que tem culpa! Quem a manda fazer um livro com 52 receitas de bolos, alguns deles tão simples que dá vontade de experimentar tudo!
É que agora, sempre que me apetece fazer um bolo, lá vou eu recorrer ao livro dela e não preciso de mais nenhuma receita.
Gostei muito do bolo de cerveja, mas confesso que este, foi o meu referido até agora, e tenho a certeza que será feito mais vezes.
O facto de levar especiarias, passas - que eu susbtituí por arandos que prefiro - e nozes, torna-o num bolo até muito natalício e indicado para esta altura do ano.
E foi também a desculpa para estrear o meu novo cake topper da @rocknbakebysp.

Ingredientes:
(receita do livro “um bolo por semana” - Rita Nascimento, página 126

150g de farinha
100g de coco ralado
100g de nozes
50g de arandos (passas no original)
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/4 de colher de chá de cravinho em pó
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
200g de cenouras
2 ovos
250g de açúcar amarelo
150ml de óleo
1 limão

Preparação:

Numa taça misture a farinha, o coco, as nozes grosseiramente picadas, os arandos, a canela, o gengibre, o carinho, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture bem.
Descasque a cenouras e rale-as. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar até que comecem a espumar. Adicione depois as cenouras raladas, a raspa de limão e o óleo e bata novamente para incorporar todos os ingredientes.
Junte depois a mistura dos ingredientes secos envolvendo delicadamente.
Coloque a massa numa forma previamente untada e preparada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.
Sirva simples, polvilhado com açúcar em pó, ou coberto com cobertura de queijo creme.

Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Lembro-me de ver esta receita no canal dela e de o ter copiado p fazer, só q ainda ñ surgiu a oportunidade... Mas sera feito, com certeza, uma vez q gusto mt da combinação destes sabores ;) A substituir as passas por arandos (ou até sultanas) ñ é mal pensado ;) Bjinhos e feliz Dezembro!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:34

    O bolo está lindo e pode muito bem aparecer numa mesa de festa.
    Faço minhas as suas palavras, pois esse livro da Rita (tal como os outros), tem receitas deliciosas, desde as mais simples às mais vistosas.
    Fiquei de olho neste bolo, mas de momento, as atenções foram para o bolo de iogurte grego (um dos melhores que já fiz até ao momento, ao qual juntei um pouco de marmelada abafada) e para o bolo de tangerina e sementes de papoila (versão laranja com azeite em vez do óleo).
    Haja tempo para experimentar todas as receitas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir