Chilli Vegetariano de Feijão Preto e Batata Doce


Esta receita foi pensada para um dos últimos workshops. Uma receita sem carne nem peixe, e que todos gostaram bastante. E depois disso já a repeti mais do que uma vez aqui em casa, e todas as pessoas gostam bastante.
Para quem tem mais dificuldade em se adaptar a receitas sem carne nem peixe, esta, cheia de texturas e sabores pode ser um excelente ponto de partida porque, acreditem, ninguém dá pela falta de nada! É só mesmo uma refeição muito boa e reconfortante!
Espero que gostem tanto como todas as pessoas que já a provaram!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 lata grande de feijão preto
1 cebola
2 batatas doce
1 pimenta pequeno
2 cenouras
2 dentes de alho
200g de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 colher de chá de pimentão fumado
1 colher de chá de cominhos
piri-piri a gosto
1 colher de chá de oregãos
abacate para servir

Preparação:

Descasque a batata doce e corte-a em cubos não muito grandes. Tempere depois com um pouco de azeite, sal, pimenta, metade do colorau fumado e dos cominhos e envolva bem. Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25m.
Entretanto leve um pouco de azeite a aquecer, Junte pois a cebola e os dentes de alho picado e a cenoura e o pimento em cubinhos e refogue bem. Junte o restante colorau fumado e cominho,s o piri-piri e os oregãos e acrescente a polpa de tomate.
Acrescente depois um pouco de água e retifique de sal e pimenta. Junte o feijão preto escorrido e a batata doce assada e envolva bem, deixando ferver mais uns minutos. Retifique os temperos e sirva com cubinhos de abacate temperados com limão e arroz branco soltinho.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Eu vou gostar com certeza! Já tenho uma receita semelhante para fazer e também vou apontar esta p experimentar :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Que excelente partilha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Anónimo07:28

    Foi uma das receitas favoritas do workshop, a par de outras.
    Em casa, foi feita uma versão "chilli feijoada", em que se adaptaram algumas coisas face ao que havia em casa e ao tempo que tinha, usei couve coração, feijão manteiga, batata doce salteada com as cenoura, não usei o pimento e abacate porque não tinha.
    Embora possa parecer estranho, resultou bem com a combinação de temperos. Acompanhei com arroz branco, resultando numa refeição saciante.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir