Bolo de Noz com Buttercream de Café


Este ano o bolo de anos da Benedita foi a primeira coisa que defini para a festa! Sabia que queria fazer um bolo de noz e que queria juntar o creme que sempre faço cá em casa para o bolo de bolacha. Andava há já algum tempo e magicar essa combinação.
E o resultado foi muito bom e muito bem recebido por todos!
Aqui fica a receita do bolo com que celebramos os dois anos da Benedita!

Ingredientes para o Bolo de Noz:

200g de açúcar
150g de miolo de noz + mais para decorar
150g de manteiga
100g de farinha
6 ovos
1 colher sobremesa de fermento em pó

Buttercream de Café:

250g de manteiga
250g de açúcar em pó
30ml de café forte 

Preparação:

No robot de cozinha coloque as nozes, a farinha e o fermento, e triture. Reserve. Numa tigela à parte, bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme fofo, e depois junte os ovos, um a um e batendo sempre muito bem entre cada adição. 
Por fim, adicione a mistura de noz e farinha e envolva tudo. Coloque o preparado numa forma untada e polvilhada com farinha, ou forrada com papel vegetal (eu dividi a mistura em duas formas de 18cm de diametro cada, para ficar com um bolo mais alto) e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 20 a 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Prepare o buttercream: Bata a manteiga com o açúcar em pó até ficar bem incorporado, e junte depois o café batendo um pouco mais até ficar bem misturado. (Se usar a Bimby misture a manteiga com o açúcar em pó cerca de 15 segundos à velocidade de 4,5 - pode necessitar de mais ou menos dependendo da temperatura da manteiga, e junte depois o café batendo mais uns segundos para incorporar!)
Corte o bolo ao meio, na horizontal (como tinha 2 bolos fiz um bolo de quatro camadas) e recheie cada uma das camadas com uma parte do creme de café, sobrepondo-as. No fim barre-o com o restante creme e decore com metades de nozes e polvilhe com um pouco de açúcar em pó.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Ficou lindo :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Que boa ideia!
    E está tão bonito!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:27

    É uma boa combinação!
    Tinha ficado curiosa com o bolo, e é algo "2 em 1", o bolo de noz e o creme de café, que podem ser usados separadamente, como um bolo de noz simples ou o creme para o bolo de bolacha/torta/pão de ló simples.
    A ver se sai alguma coisa, e já a pensar em algumas ideias para a Páscoa.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,

    Acha que resulta com amêndoas em vez das nozes? E será que dá para colocar corantes no creme? Ou como tem o tom escuro do café não resulta tão bem?

    A minha filha faz anos no início de Agosto e queria preparar um bolo de sereia, em tons de azul. 😊

    ResponderEliminar

Imprimir