Bolachas de Aveia, Manteiga de Amêndoa e Banana





Com 3 crianças que adoram fruta cá por casa, a quantidade que compro todas as semanas é enorme. Mas se há alturas em que andam numa de só quererem morangos, outras vezes é a fase das maças, da melancia ou das bananas…

Além disso compro sempre a mais para poder utilizar noutras preparações… E quando a fruta fica muito madura?

Há que transformar no que poder ser! Purés de frutas para adoçar receitas ou comer com iogurte, batidos, bolos, queques…

E desta vez, bananas maduras transformaram-se numa receita simples de pouco mais de 3 ingredientes  que vi , mesmo a calhar, no instagram da Joana Alves. E perfeitas para as lancheiras dos miúdos!


Ingredientes para 16 bolachas:

(adaptado de : https://www.instagram.com/p/CTaEVEqsrA9/)


Ingredientes:


300 g de banana madura, já descascada

4 colheres de sopa de manteiga de amêndoa

1 colher de chá de extrato de baunilha

200 g de flocos de aveia grossos

70g de chocolate negro 70% picado grosseiramente (opcional)


Preparação:


Numa taça esmague a banana com um garfo e misture a manteiga de amêndoa e a baunilha. Acrescente depois a aveia e envolva bem. Junte depois o chocolate e misture

Faça bolinhas com a massa e distribua-as por um tabuleiro forrado com papel vegetal ou um tapete de silicone. Pressione depois  cada bolinha com as mãos para formar as bolachas.

Se quiser, coloque mais um pouco de chocolate por cima das bolachas  e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC  cerca de  15 minutos ou até ficarem douradinhas.

(Podem ser conservadas numa caixa até 3 dias, no frigorífico até 2 semanas ou congeladas por 3 meses.)


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir