Empada Familiar de Alheira e Cogumelos



Nada melhor do que fazer planos com os amigos. E para mim ainda melhor se esses planos me derem a desculpa de fazer uma receita com que ando a “sonhar” há alguns dias.

E um lanche /jantar em casa de uns amigos foi só a desculpa que eu precisei para finalmente fazer esta empada de alheira e cogumelos que, modéstia à parte, ficou mesmo deliciosa.

Ideal para um jantar mais simples, para aproveitarem sobras de carne ou legumes ou para piqueniques, festas familiares ou levar para casa de amigos.


Massa:


300g de farinha

1 ovo + 1 gema para pincelar

30ml de água morna

40ml de vinho branco

30g de manteiga amolecida + 2 colheres de sopa de azeite

sal q.b.

1 saqueta 11g  de levedura seca


Recheio:


3 alheiras de caça ou outras a gosto

300g de cogumelos marrom frescos

1 cebola

2 dentes de alho

azeite q.b.

Tomilho fresco ou seco q.b.

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por preparar a massa. Numa taça coloque a água morna, o vinho branco, a manteiga, o azeite, um pouco de sal e a levedura seca. Misture bem até que tudo se dissolva mais ou menos. Junte depois a farinha e o ovo inteiro e amasse bem durante alguns minutos até obter uma bola de massa lisa e elástica (poderá amassar com a batedeira usado para isso as pás próprias ou usar o robot de cozinha na velocidade espiga ou outra própria para massas). Forme uma bola, coloque numa taça, tape com um pano e deixe repousar 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite. Junte depois os cogumelos laminados. Tempere com um pouco de sal e pimenta e junte as folhas de tomilho fresco. Deixe cozinhar uns minutos e acrescente depois o o recheio das alheiras (retirando a pele)  envolvendo bem. Retifique de sal e pimenta. Reserve e deixe arrefecer completamente antes de usar.

Divida a massa em dois pedaços, sendo um maior para a caixa da empada e outro menor para a tampa. Estique-os bem de modo a obter uma base de massa redonda e fina.

Forre uma forma redonda, ou de pirex ou louça (22cm de diâmetro) com um dos discos de massa, forrando também as laterais e recheie com o preparado de alheira e cogumelos, que deverá encher a forma. Coloque por cima o outro disco de massa e dobre bem as bordas da massa, pressionando de modo a que fiquem bem coladas. 

Faça, com a ajuda de uma faca ou tesoura um pequeno orifício ao centro da empada para que o vapor escape durante a cozedura.

Pincele depois a empada com a gema de ovo batida com uma colherzinha de água ou leite, e leve a cozinhar no forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja bem cozinhada e dourada. (Se necessário coloque uma folha de papel de alumínio sobre a empada para que a massa não queime.)

Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. It’s indeed a great and helpful piece of information. I am happy that you shared these terrific ideas with us. Please keep it up and thanks for sharing. Read: Birthday Quotes for Brother

    ResponderEliminar
  2. Belíssimo aspecto! Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir