Gnocci de Batata Doce com Molho de Tomate e Espinafres



Às vezes as refeições cá de casa surgem só assim. Uma ideia simples de algo que não  faço há muito tempo e que me deparo assim que olho para os ingredientes que tenho disponíveis quando estou a iniciar a preparação da minha ementa semanal e das preparações da semana.

Basicamente o que aconteceu com estes gnocci. Tinha batata doce, muitos tamarinhos cereja maduros do jardim, e um resto de espinafres. E a ideia automaticamente se conjugou na minha cabeça.

Ainda que se possa pensar que é mais uma coisa outonal, que não é, o molho de tomate e espinafres dá-lhe o tom de ainda verão, numa refeição de muitos sabores e sem carne ou sem peixe!


Ingredientes para 3 pessoas:


250g de batata doce

1 ovo

sal q.b.

noz moscada q.b.

140g de farinha 

2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)

azeite q.b.


Para o molho de espinafres e tomate cereja:


1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho

200g de tomate cereja

100g de espinafres baby

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Descasque a batata doce e corte-a em cubos. Leve-a a cozer em água temperada de sal até que as batatas estejam macias. Retire do lume e deixe a escorrer muito bem até que as batatas estejam frias.

Coloque depois as batatas bem escorridas numa taça e esmague com um garfo. Junte o ovo e tempere com o sal e a noz moscada. Misture bem.

Numa outra taça coloque a farinha e o amido de milho e misture bem.

Junte cerca de 2/3 da mistura de farinha à batata doce e amasse até obter uma mistura húmida, mas que não se deve agarrar às mãos. Se necessário vá acrescentando mais da farinha reservada até a massa deixar de estar peganhenta.

Polvilhe depois uma superfície com farinha e divida a massa em dois, fazendo rolos com cerca de 1cm de diâmetro. Corte depois em pequenos pedaços com cerca de 2,5cm e com a ajuda de um garfo previamente passado por farinha marque cada um dos gnocchi.

Leve depois uma panela ao lume com água temperada de sal, e deixe levantar fervura.

Junte depois cerca de 15 gnocchi de cada vez e deixe-os cozinhar ate que flutuem até à superfície da água, cerca de 1 minutos. deixe-os depois ficar cerca de 30 segundos e retire-os com uma escumadeira. Repita até estarem todos cozinhados.

Entretanto prepare o molho de tomate. Leve uma frigideira ao lume com 1 colher de sopa de azeite e os dentes de alho picadinhos. Deixe aquecer bem e acrescente depois 200g de tomates cereja e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até amolecer o tomate. Acrescente depois 100g de espinafres baby frescos e envolva bem até murcharem. Assim que os gnocci estiverem cozinhados, vá escorrendo e colocando juntamente com o molho.

Envolva bem e sirva de imediato.


Bom  Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir