Pão de Cerveja



Lembram-se quando, no primeiro confinamento, por causa do covid-19, que não se encontrava fermento de padeiro em lado nenhum?

Muita gente, eu incluída, começou a dedicar-se a pão de massa mãe, e a pão de soda e iogurte, que não leva fermento.

Só mais tarde, quando já havia novamente fermento de padeiro nos supermercados, e a folhear um livro mais antigo do Gordon Ramsay, descobri o pão de cerveja, que também não leve fermento de padeiro. Experimentei a receita várias vezes e até a cheguei a partilhar num dos poucos workshops que fiz entretanto.

É uma boa receita para ter a mão para quando queremos algo rápido, porque além de não leva fermento de padeiro, também não se amassa ou precisa de levedar.

Aqui fica!


Ingredientes:

( partir de uma receita do Gordon Ramsay)


250g de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

flor de sal q.b.

250ml de cerveja


Preparação:


Numa taça coloque a farinha e o fermento, e junte o sal. Misture bem. Abra uma cova ao centro e adicione a cerveja, mexendo sempre, até a massa deixar de ter grumos.

Coloque depois a massa numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha, e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos ou até estar cozinhado.

Retire o pão do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Obrigada! Este fim de semana voltei a fazer pão de iogurte porque me faltou o pão e tive preguiça de sair de casa. Esta também é uma boa receita a ter sempre à mão!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Joana. Este fermento que utiliza nesta receita, é o fermento em pó utilizado nos bolos?. Obrigada pelas partilhas.

    ResponderEliminar

Imprimir