Folar sem Ovos




Páscoa que é Páscoa mete folar.

Aqui em casa nunca falta a receita dos folares da avó Celeste que faço religiosamente todos os anos para oferecer aos afilhados e aos compadres. Também vou experimentando outras receitas como os bolos de páscoa e este ano fiz esta versão de folares que não levam ovos. Quase um pão doce, mas igualmente delicioso. Fica a receita se quiserem experimentar. Se forem vegans - ou quiserem oferecer a algum amigo vegan - é uma receita bastante simples de adaptar, bastando substituir a manteiga por uma alternativa vegetal e omitindo a parte de pincelar com ovo antes de cozer. (poderão pincelar com um pouco de bebida vegetal)


Ingredientes para 2 folares:


400ml de água

15g de manteiga

1 ovo

10g de levedura seca (fermento de padeiro seco)

750g de farinha de trigo ou trigo espelta

200g de açúcar

2 colheres de chá de erva doce em pó

2 colheres de chá de canela

raspa de 1 limão


Preparação:


Aqueça ligeiramente a água com a manteiga, para que esta fique morna e a manteiga derreta e acrescente depois o fermento. Misture.

Numa taça coloque a farinha, o açúcar, a raspa de limão, a canela e a erva doce e misture bem. Junte a mistura da água e amasse depois até obter uma massa lisa e homogénea. Poderá amassar com a bimby ou outro robot de cozinha, cerca de 3 minutos na velocidade espiga.

Tape depois a massa e deixe levedar 8 horas ou de um dia para o outro bem tapada com um manta.

Retire depois a massa para uma superfície enfarinhada e divida-a em dois. Forme duas bolas e coloque-as depois num tabuleiro untado com farinha. faça um golpe a meio com uma faça afiada e pincele com o ovo batido.

Deixe levedar mais 30 minutos a 1 hora e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Se estiverem a ficar muito dourados, tape com um pouco de papel de alumínio.

Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de partir e servir.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir