Tomate pelado em lata nunca falta na minha despensa. Nessa altura do ano em que o tomate não está em época, e nem sequer tem grande sabor, opto sempre por fazer molhos de tomate que ficam muito mais saborosos e deliciosos com tomate pelado de lata, sendo obviamente substituídos na altura do verão em que o tomate é doce e sumarento.
Desta vez o molho de tomate é especial porque é enriquecido com outros legumes que são previamente assados no forno. Uma forma disfarçada de usar legumes e que enriquece as receitas em que os usamos, seja num molho de uma massa, nas pizzas, ou juntamente com um peixe ou carne estufada.
Fica a receita!
Ingredientes para 1,5l de molho de tomate
2 cebolas grandes
4 cenouras
2 dentes de alho
1 courgete pequena
200g de abóbora manteiga
4 latas pequenas de tomate pelado (ou 2 grandes)
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Prepare todos os legumes. Descasque e corte a cebola e os dentes de alho. Corte a abóbora em cubinhos pequenos, assim como a courgete e a cenoura.
Coloque todos os legumes no tabuleiro do forno. Tempere de sal, pimenta, um fio de azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.
Assim que estiverem assados, retire os legumes do forno e coloque num tacho ou na bimby. Acrescente o tomate pelado, rectifique de sal e pimenta e deixe cozinhar uns 10 minutos em lume brando.
Ao fim desse tempo triture o molho muito bem com a ajuda de uma varinha mágica ou robot de cozinha. Em princípio o molho deve ficar bastante espesso por causa dos vegetais. Junte um pouco de água até obter a consistência desejada, e retifique de sal e pimenta.
Leve novamente ao lume para ferver e use conforme as suas necessidades.
Bom Apetite!
Sem comentários :
Enviar um comentário