Compota de Cebola Roxa

Uma compota que não é uma verdadeira compota. Ou seja, é mais um complemento doce para acompanhar carnes ou queijos.
Tudo começou com uma conversa com o chef  Hélio Santos, do restaurante da Quinta de S. Luiz, que me falou de uma entrada de queijo de cabra, massa folhada e compota de cebola roxa. E a ideia ficou.
Há uns tempos vi no blogue da Tangerina uma receita de compota de cebola roxa. E isso foi o bastante para me voltar a lembrar da conversa com o Hélio, principalmente porque tinha um cestinho cheio de cebolas roxas caseiras. Contactei-o e ele prontamente passou-me a receita.
Aqui fica! Falta agora fazer a tal entrada... Um destes dias!

Ingredientes para 1 frasco de 250ml:
(receita do chef Hélio Santos)

700g de cebola roxa limpa e cortada em rodelas
3 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro
1 raminho de tomilho
1 pau de canela
300g de açúcar
1 copo de vinho tinto (150ml)

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o azeite, a canela, o louro, o tomilho e a cebola. Deixe cozinhar bem, até a cebola reduzir e a água que se vai libertando evaporar.
Adicione depois o açúcar e deixe caramelizar em lume brando. Junte o vinho (que deve ter uma cor forte) e deixe cozinhar até reduzir.
Se quiser, pode triturar depois de frio. Guarde num frasco no frigorífico até servir.
Pode utilizar como acompanhamento de carnes assadas e de queijos.

Bom Apetite!

18 comentários :

  1. Anónimo06:29

    Em França, é o acompanhamento ideal para o magret de pato ! :-)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esta compota, mas parce-me uma óptima sugestão para um jantar especial.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei, mas fiquei curiosa! Tem optimo aspecto!

    ResponderEliminar
  4. Olá!!! Também já tinha visto etsa compota no blog da Tangerina e gostei muito da ideia! Na altura achei que seria boa ideia para oferecer no natal...para acompanhar um queijinho! Achas que posso faz~e-la com antecedência? Aguenta bem? Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia, experimentei esta receita o ano passado. Foi uma prima que vive em França que nos deliciou com esta maravilha. Foi servido em tostas a acompanhar camarão! Só vos digo que é divinal e que me conquistou na hora. Por acaso já tinha procurado a receita e não a tinha encontrado. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  6. Ai amiga imagino o que choraste a descascar tanta cebola...ah ah ah ah! Sinceramente não sei se seria algo que eu fosse gostar, mas sem provar nunca se sabe! Lá bom aspecto tem ela isso tenho de dizer! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  7. Fica deliciosa a aoompanhar um bom e verdadeiro foie fras

    ResponderEliminar
  8. Fico muito contente por ter servido de "inspiração" ;)
    As compotas de cebola são uma agradável surpresa!
    Tenho outra receita no blog, é do HSP, para o caso de quereres "variar", está em "Trouxas de Massa Brick"

    ResponderEliminar
  9. Há inspirações aderentes :)
    Nunca provei mas adoro cebola caramelizada.

    ResponderEliminar
  10. Já a tinha visto no Tangerina, e fiquei cheia de vontade de experimentar!... Parece ser realmente saborosa e versátil na sua utilização!
    Babette

    ResponderEliminar
  11. bemmm nunca tinha isto tal coisa. Adorei a junção de sabores. bjs

    ResponderEliminar
  12. Nossa, eu imagino o sabor dessa compota. Que maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Essa compota e simplesmente
    uma tentacao. Ja vi a venda
    aqui nos USA, mais ainda não
    experimentei fazer.
    Obrigada e Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:44

    Perdoem-me mas eu sou muito tradicionalista. Com um bom queijo de cabra(forte) um doce da Avó,
    com a carne, grelhada na brasa (cabrito ou cordeiro) um bom pão caseiro e uma verdura e que tal um molhinho da avó ao natural com azeite,vinagre, alho e um pouco de piri-piri do nosso cultivo, aí sim é que as pupilas gostativas vão ao rubro.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:50

    Adivinhem onde se come o melhor cabrito e cordeiro de Portugal. Só há um sítio, SABUGAL (rest. ROBALO). Esperimentem e depois publiquem.

    ResponderEliminar
  16. Com hambúrgueres fica excelente

    ResponderEliminar
  17. Anónimo13:02

    Adoro chutneys! Cá em casa faço com regularidade chutney de manga e de tomate com cebola roxa. Com assados ou mesmo com carne grelhada são um acompanhamento divinal. Obrigada pela partilha. Luísa

    ResponderEliminar
  18. Adoro chutneys e já experimentei fazer de cebola roxa, que é muito bom com carnes grelhadas. Só tenho uma dúvida... o prazo de validade dos chutneys?!
    Parabéns pelo blogue... Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir