Creme Doce de Castanhas

A inspiração culinária é uma coisa fantástica. Surge de algo que se viu ou leu ou comeu ou até cheirou. Surge com a necessidade de se gastar aquilo que se tem em casa.
Surge muitas vezes de uma associação de diversas coisa que sem nos apercebermos muito bem o como e o porquê, nos leva a fazer experiências, algumas com melhor resultado do que outras.
Este creme doce de castanhas surgiu exactamente de uma associação de diversas coisas que têm como ponto de ligação um simples ingrediente: as castanhas.
O primeiro ponto desta associação foi esta sobremesa da Suzana, do Gourmet Amadores. Não a sobremesa em si, mas o creme de castanhas usado para fazer a sobremesa, coisa difícil de se adquirir por estes lados, e que me deixou curiosa.
O segundo ponto foi o "magusto" cá em casa, no nosso habitual jantar comunitário. As castanhas foram mais que as bocas e sobraram bastantes. Como já estavam assadas foram todas habilmente descascadas por várias mãos e lá fiquei com excedente. E os excedentes nesta casa não se deitam fora.
O terceiro ponto foi a receita de Castagnaccio Alla Toscana da Pipoka, que apesar de ser feito com farinha de castanhas me deixou a pensar em receitas com castanhas.
Destas três coisas surgiu uma associação obvia (para mim, claro!): aproveitar as minhas sobras de castanhas assadas para fazer uma espécie de creme de castanhas, como o usado pela Suzana, para posteriormente poder usar em sobremesas de castanhas como a Pipoka!
A inspiração culinária é, de facto, uma coisa fantástica, não acham?

Ingredientes:

500g de castanhas assadas ou cozidas, limpas de cascas e peles
250g de açúcar
600ml de água
1 colher de café de canela em pó

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o açúcar e a água, e deixe ferver durante 5 minutos.
Ao fim desse tempo junte as castanhas grosseiramente esmagadas e a canela, mexa bem com a colher de pau e deixe ferver mais 5 minutos.
Com a ajuda da varinha mágica triture tudo até ficar com um creme espesso e homogéneo. (Com a consistÊncia de um puré de batata grosso)
Volte a colocar tudo ao lume até voltar a ferver. Retire e guarde em caixas herméticas no frigorífico ou no congelador até utilizar.
(Imagino-me a fazer tronco de natal recheado com creme de castanhas, ou um bolo recheado, uma tarte de chocolate e castanhas e porque não, uma mousse de castanhas!)

Bom Apetite!

22 comentários :

  1. è bem verdade amiga,inspirações daquilo que vimos daqui dali da colá ;o) ficou lindo o teu creme,bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:06

    que delicia de creme!
    bjs
    sofia

    ResponderEliminar
  3. Uma excelente sugestão :)
    Obrigada!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Imaginação é realmente algo que não te falta ;)

    Podem ajudar-me a escolher o melhor livro da Nigella para mim? :)

    http://mefrancesca.blogspot.com/2010/11/wishlist-2.html

    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto maravilhosos.
    A introdução diz tudo...
    Obrigada e Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. um tronco de natal com este creme devia ficar realmente fantástico.

    ResponderEliminar
  7. Que bom. Acho que vou experimentar para rechear um bolinho ...depois mostro!!


    http://bembons.blogspot.com/

    bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Acho que vou experimentar. Tenho que descongelar a arca e tenho para lá sacos de castanhas para dar vazão...

    ResponderEliminar
  9. Ficou muito sugestivo!
    Realmente a "inspiração" é uma amálgama de registos vários que vamos fazendo, mais ou menos conscientemente!
    Bom fds,
    babette

    ResponderEliminar
  10. Excelente para usar umas castanhas cozidas com erva doce que sobraram de uns biscoitos que fiz. E é verdade, a inspiração vem dos sítios menos suspeitos e por vezes às horas menos convenientes :)

    ResponderEliminar
  11. Tem tao bom aspecto, ate so era preciso juntar uma colher. :)

    ResponderEliminar
  12. Também ando inspirada para fazer algo assim :)

    ResponderEliminar
  13. Eu que adoro castanhas vejo-me a comer creme à colherada mas imagino que seja ainda melhor numa torta ou no tal tronco natalício. :)

    Bj*

    ResponderEliminar
  14. Parece delicioso, como recheio de bolo então, hummmmmmmmm!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjinhos, Andréa...

    ResponderEliminar
  15. fico a esoera para ver onde o vais usar:-)
    bom fim de semnana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Obrigadissíma pela receita, em tempos comprei um frasco numa loja gourmet, mas depois nunca mais consegui encontrar.
    Experimentem rechear crepes com este doce e vão ver, fica uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Óptima solução! Tenho umas castanhas lá em casa e quero experimentar =) *

    ResponderEliminar
  18. Chegou em boa hora esta receita, estava querendo uma para o Natal.
    bj

    ResponderEliminar
  19. Este Creme de Castanhas é muito versátil. Fica muito bem simples ou misturado com chocolate derretido, para rechear tartes, tortas ou barrar fatias de Pão de Ló. Eu costumava comprar no El Corte Inglês, em latas da Bonne Maman ou uma marca espanhola de que não recordo o nome, no Continente. Mas não há dúvida de que feito em casa tem outro sabor e não tem conservantes! Obrigada pela receita. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  20. acabei de experimentar.
    ficou delicioso, miam miam :)

    ResponderEliminar
  21. Usei para fazer uns queques de castanha que ficaram maravilhosos e super fofinhos! Obrigada pela receita do creme :)

    ResponderEliminar
  22. Antes de mais quero agradecer por postar esta receita, eu andava atrás de um creme de castanha , para fazer uma nova invenção ou melhor uma nova versão do tão afamado bolo Rei Folhado que foi inventado por mim.
    Encontrei o Bloque para Cozinhar, e então vou experimentar a vossa receita do creme de castanha no bolo Rei.

    Podem ver aqui no meu canal no Youtube uma das nossas invenções https://www.youtube.com/watch?v=0zPTAgQcDVY
    Depois de fazer a experiência darei noticias,
    Obrigado
    Armando Rebelo

    ResponderEliminar

Imprimir