Pizza em 15 minutos do Jamie Oliver

O ultimo livro do Jamie Oliver, intitulado "Jamie´s 30 minutes meals" tem um conceito bastante diferente do que estamos habituados a ver nos livros de culinária. Neste livro são preparadas refeições completas com, por exemplo, entrada, prato principal e sobremesa em apenas 30 minutos -  desde o momento em que se começam a confeccionar até que vão para a mesa. Parece impossível mas não é!
Ainda não experimentei nenhum dos menus de 30 minutos propostos pelo Jamie, mas esta pizza já foi feita cá em casa pelo menos duas vezes e posso garantir que desde o momento que comecei, até ao momento que a coloquei na mesa, não demorei mais de 15 minutos - mas é importante seguir os passos como descritos pelo Jamie Oliver. E o mais incrível é que também fiz a massa!
Estou rendida a esta pizza!

Ingredientes para 1 Pizza:
(adaptado de "Jamie´s 30 minutes meals"- Jamie Oliver, pág. 60)
(chávena usada com 250ml de capacidade)

1 chávena de farinha com fermento
1/2 chávena de água morna
sal q.b.
azeite q.b.
125g de tomate pelado
1 colher de sopa de oregãos
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
1 dente de alho
100g de queijo mozarella ralado
4 fatias finas de fiambre
4 fatias finas de presunto
10 azeitonas descaroçadas

Preparação:

Ligue o forno no máximo, e coloque uma frigideira com cerca de 30cm de diametro ao lume.
No robot de cozinha coloque a farinha, a água morna e tempere de sal e com um fio de azeite. Ligue o robot e deixe formar uma bola.
Retire a massa do robot e coloque-a numa superfície enfarinhada juntando um pouco mais de farinha se necessário. Estenda a massa com a ajuda do rolo até ter cerca de 30 cm de diametro e coloque-a na frigideira que deve estar bem quente.
Coloque agora no robot de cozinha o tomate pelado, o dente de alho, os oregãos, uma pitada de sal, o vinagre e um fio de azeite. Triture tudo e coloque sobre a massa da pizza que tem ao lume. Cubra agora com a mozarella e com o fiambre e o presunto.
Tire a frigideira do lume, coloque-a no forno e deixe a pizza cozinhar durante 5 minutos ou até ficar dourada e cozinhada.
Retire do forno, decore com as azeitonas e regue com um fio de azeite antes de servir.

Bom Apetite!

36 comentários :

  1. Vou experimentar, tem um óptimo aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa,perfeita,tenho de experimentar assim,bjokiknhas

    ResponderEliminar
  3. adorei a receita pratica e com um aspecto super apetitoso, parabens amiga e obrigado pela partilha!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Já andei com esse livro debaixo de olho, mas deixei me tentar por outros. Deve ser óptimo como quase todas as receitas dele.Quanto á tua pizza, não fica atrás de muitas que vemos em restaurantes italianaos. Belissíma!!!


    Bjinhos,


    Rita


    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Que eficiência!...
    Estou ansiosa por experimentar!
    Engraçado, hoje tb publiquei uma pizza, mas mais tipo slow food...
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Fiquei com vontade de comprar o livro. Nao tenho e' o robot!

    ResponderEliminar
  7. que belo aspecto e super rápida,
    vou ter que experimentar.
    Esta com um óptimo aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:04

    Bom dia
    peço desculpa pela minha ignorância ou então falta de experiência, mas a frigideira (c/cabo de borracha) pode ir ao forno bem quente??
    Vou ter q fazer esta pizza,está um espectáculo...
    Obrigada.
    A.Neto

    ResponderEliminar
  9. O aspecto é mesmo tentador.
    Gosto imenso das receitas do Jamie.

    ResponderEliminar
  10. Desculpa, ainda estou a andar à roda com a velocidade com que fizeste esta pizza. Espectáculo!! Tenho que experimentar, mesmo!!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Super, hiper apetitosa!

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Este gajo é espectacular mesmo não é? Ando a ver se consigo a colecção toda dos livros dele e os da Nigella também, que também adoro!
    Ficou fantástica essa pizza adorei!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  13. rápido mais rápido não há.... adoro as receitas do Jamie e esta pizza deixou-me rendida.

    ResponderEliminar
  14. Esta receita é uma tentação por ser tão rápida! Confesso que compro sempre as bases de pizza já feitas (geralmente as de marca branca do Continente), mas acho que desta vez vou experimentar fazer também a base.

    ResponderEliminar
  15. Não tendo robot de cozinha deve demorar um pouquinho mais de tempo... mas hei-de experimentar!

    ResponderEliminar
  16. Que óptima sugestão. adoro refeiçoes assim simples e praticas e rapidas.
    Ando a namorar esse livro. Bjs

    ResponderEliminar
  17. Para quem anda de olho no livro e não se atrapalha com a versão inglesa, no site da play.com custa 19,49€ (já com portes), enquanto que na fnac custa 29,50€. *

    ResponderEliminar
  18. fantástico

    vou certamente experimentar :)

    ResponderEliminar
  19. Tenho de comprar esse livro >.<
    Cozinhar não é comigo, e não gosto de passar muito tempo a cozinhar XD as comidas que a minha mãe faz são deliciosos mas demoram tanto tempo pa fazer, não há paciência, e nos dias de hoje então pfff

    http://shinigami-u-openingmymind.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Ai ai ai não tô podendo olhar essas coisas...amooooooo pizza e essa fotinho quase me fez morder o monitor!

    Bjks

    ResponderEliminar
  21. Uhú, que bacana, sempre quis encontrar essa receita dele. Que bom, obrigada!

    ResponderEliminar
  22. Vou fazer este fim de semana! Fiquei com agua na boca só de ver o optimo aspecto! :)

    ResponderEliminar
  23. Assim passo a vida a comer pizza lol *

    ResponderEliminar
  24. Só de olhar para essa pizza dá vontade de comer!Tem um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  25. já a fiz ontem. Mesmo sem robot, amassando a massa à mão, é um instante. e fiz uma segunda, mas comoa frigideira estava ocupada, foi directa para o forno e tb não ficou nada má!

    ResponderEliminar
  26. Já que aqui se fala do robot de cozinha (aparelho que eu não tenho mas cobiço ;o))) gostava de perguntar à colher-de-pau qual é o robot de cozinha que tem em casa (tipo, marca, modelo) e/ou que me aconselharia a comprar, para fazer este tipo de massa e outras coisas que já têm aparecido por aqui. É que esta é uma daquelas receitas que fico com vontade de provar, mas pouco entusiasmada com a ideia de fazer massa à mão :( Tudo o que puder ajudar a tornar a cozinha do dia-a-dia mais expedita é bem-vindo!
    Obrigada desde já e um beijinho!

    ResponderEliminar
  27. bem ams que rapida esta pizza. e olha que parece-me uma verdadiera delicia
    como sempre so podia vino do jamie

    ResponderEliminar
  28. Fiquei tão curiosa que a experimentei na 6ª feira passada, acabei por a deliciar comendo-a com uma mão dentro de um prato com água fria.... é verdade esqueci-me que a frigideira estava quente e queimei a mão direita!! Depois de muita agua fria e fenistil estou pronta pra' volta a fazer!! É óptima!!

    ResponderEliminar
  29. Hoje apetecia-nos pizza cá em casa e como já não era muito cedo para fazer uma receita tipica lembrei-me desta que tinha visto aqui á uns dias!

    Ficou um espectáculo !!

    Boas receitas!

    diana

    ResponderEliminar
  30. Daniela04:35

    Eu agradeço a resposta à pergunta do Anónimo ali de cima: como é que se coloca uma frigideira em forno quente, não estraga??
    Obrigada, Boas Festas!

    ResponderEliminar
  31. Fiz ontem esta receita e devo dizer que está ao nível de qualquer pizzaria, rápida muito boa, e não menos importante barata. Façam que vão adorar!

    Obrigada por me motivar a arriscar na cozinha...é sempre agradável ir para fora do nosso patamar de conforto e as coisas correrem bem.

    ResponderEliminar
  32. Parece divinal! Eu gostava era de saber onde arranjo um robot de cozinha!!! :) Beijos

    ResponderEliminar
  33. Incrivel...realmente rápido...

    ResponderEliminar
  34. Olá Joana, hoje fizemos esta pizza, com algumas adaptações, mas ficou fenomenal! Obrigado pela partilha de receitas sempre tão saborosas! Bjinhos

    ResponderEliminar
  35. 250 mL de farinha são exatamente quantos gramas? Não tenho copo medidor.

    ResponderEliminar
  36. Olá!! Tal como tu, também sou uma grande fã do Jamie. Adoro a Nigella mas acabo por fazer dela muitos e muitos bolos, enquanto que com o jamie me perco em todas as comidas!! Tenho vários livros dele em Portugues mas o 30 minutos ainda não foi lançado cá.... tem em que lingua?? E onde arranjou??? Tenho visto a série no 24kitchen e ando doida a apontar receitas por não ter o livro... :) Ah e esta pizza vi o jamie a fazer na tv ;)

    ResponderEliminar

Imprimir