Bolo de Azeite e Mel

Eu gosto muito deste bolo. O mel e o azeite conferem-lhe um sabor único complementado pela canela e erva doce.
Uma sugestão doce para um fim de semana de outono!

Ingredientes :

4 ovos
300g de açúcar
2clh sopa de mel
1dl de azeite
2,5dl de leite
250g de farinha de trigo
1clh sobremesa de fermento em pó
1clh chá de erva doce
1clh chá de canela

Preparação:

Bata muito bem os ovos com o açúcar e o mel. Junte o azeite e depois o leite em fio, sem parar de bater. Acrescente a farinha misturada e peneirada com o fermento, a erva doce e a canela. Misture tudo muito bem sem bater.
Deite a massa numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno já quente (180ºC)  por 40 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.

Bom Apetite!

26 comentários :

  1. Anónimo08:58

    mmm, eu adoro este bolo! a minha avo costuma faze-lo. beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  2. Já ia, com uma chávena de chá quentinho.
    Bjs, :)

    ResponderEliminar
  3. Com um chávena de chá :) huuuuum! Delicioso!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:51

    Adoro bolos de mel, por isso vou aproveitar o fim-de-semana para o exprimentar :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Agrada-me imenso os bolos de mel, ficam com um sabor excelente.
    Maravilha de sugestão!

    ResponderEliminar
  6. Para mim, sem erva doce e com mais canela
    Mas recomendo, é um bolo que tb gosto
    bfds

    ResponderEliminar
  7. Para mim, sem erva doce e com mais canela
    Mas recomendo, é um bolo que tb gosto
    bfds

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:58

    bem, para começar gostaria de dizer que dizer que esperei ver os seus blogs (sim ambos) de uma ponta a outra antes de fazer qualquer comentario e diga-se de passagem que fiquei totalmente fã. ja absorvia o "economia ca de casa" sem sequer me ter apercebido que era a mesma pessoa e quando reparei fez-se todo o sentido!
    muitos parabens por todas as dicas e receitas espetaculares que algumas ja esperimentei e outras ainda em lista de espera!
    aguardo ansiosamente as ideias para as ofertas de natal (vou organizar pela primeira vez os cabazes caseiros com muitas das suas ideias)!
    mais uma vez parabens e continue sempre!
    beijinhos
    Mary

    ResponderEliminar
  9. Que bom, gosto muito deste bolo, tem um sabor bem forte. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  10. Ai, este bolo deve ser delicioso! Acho que vou experimentar no fim de semana!
    Parabéns pelo blog, merece uma visita diária!
    Pat
    http://feiticodacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. delicia!
    adoro essa corzinha!

    ResponderEliminar
  12. Deve ficar delicioso :)

    ResponderEliminar
  13. vou experimentar já hoje! não resisto :)
    beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  14. Curioso!...
    Ainda esta semana me lembrei do bolo de azeite e mel que a minha Tia L. faz e até já fui procurar a receita... em breve a farei.
    são 2 sabores que casam na perfeição!
    um bom fds colher-de-pau!
    babette

    ResponderEliminar
  15. elsita21:15

    vou experimentar

    ResponderEliminar
  16. Super interessante a mistura dos ingredientes, adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Adorei a sugestão da combinação dos dois ingredientes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Fez-me recordar um bolo que a minha avó fazia tão bem...
    Abriste-me o apetite para o voltar a fazer.
    Bom fds e :*

    ResponderEliminar
  19. É engraçado como nos recordamos de sabores antigos feitos por alguém como a avó ou, no meu caso,a tia Olinda, irmã da minha mãe, que fazia este bolo e outros, como ninguém.Parece que o sinto na boca e já passaram tantos anos.
    Como a família é importante nas nossas vidas.
    Obrigada pela receita e pela lembrança.

    ResponderEliminar
  20. Também a mim este bolo reportou-me à minha infância.A minha tia Emilia fazia-o,acrescentava nozes.Era uma delicia.Adorei esta receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Esta receita parece deliciosa. Faço um bolo parecido mas sem erva doce. A próxima vez experimento com a erva doce.

    ResponderEliminar
  22. e sabia memso bem com o frio que faz la fora
    arrefeceu para valer
    e bolos de mel sao uma maravilha.
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  23. Anónimo19:22

    Fiz este bolo e é delicioso. Sempe gostei de bolos onde os igredientes fossem canela ou erva doce. Este bolo é simplesmente divinal!

    Ana

    ResponderEliminar
  24. Maria13:18

    eFi-lo para o aniversário da minha mãe e foi-se num ápice :)... Adoro estas receitas «velhinhas», rápidas e pouco sofisticadas mas que enchem as casas de cheiros! Obrigada...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo13:06

    adoro suas receitas! esse bolo tem cara de ser mt bom e gostaria de fazer, mas não entendi a medida de leite e azeite.O q é dl ? são 2,5 litros de leite?
    bjs.

    ResponderEliminar
  26. Amo as suas receitas e ao navegar por aqui deparei com uma receita muito antiga, que é este delicioso bolo, tendo feito recuar a minha infancia em que tinha com muita frequência este bolo para o lanche da tarde feito pela minha Avó.
    Deixo uma dica, a minha Avó substituia o leite pelo chá bem concentrado de erva doce e torrava algumas sementes dessas, que esmagava grosseiramente e salpicava na massa um pouco antes de ir ao forno. fica divinal!

    ResponderEliminar

Imprimir