Muffins de Mirtilos com Farinha de Milho

De cada vez que compro um novo livro de culinária inicio um período de enamoramento pela nova aquisição. Espero pelo momento certo, de preferência em paz e sossego, para finalmente o abrir. Nada de o folhear à pressa ou de abrir páginas ao acaso, o que muitas vezes faz com que espere algumas horas até finalmente o "ver". Acaricio-lhe a capa, cheiro-lhe as páginas e depois deleito-me a passar lentamente página por página, receita por receita, ensinamento por ensinamento. E o novo livro acompanha-me durante uns tempos - normalmente até ao próximo - é coberto por post-its com receitas a experimentar e torna-se a minha leitura de cabeceira. Cada novo livro é como um novo amor. Cheio de novidades, com novas experiências a cada página.
O meu amor do momento é o Nigella Kitchen - Recipes from the heart of the home, que muito rapidamente destronou o meu ultimo amor o Jamie´s 30 Minute Meals. Porque apesar de o meu "coração culinário" ser do Jamie Oliver, a Nigella consegue ter um conceito de cozinha, cozinhar e de receber que se aproxima muito da minha própria visão. E o título deste ultimo livro diz tudo: a cozinha como o coração do lar!
Estes muffins vieram do meu "novo amor" e são realmente uma receita a experimentar!

Ingredientes para 12 Muffins:
(retirado de Nigella Kitchen - Nigella Lawson, pág. 244)
(chávena usada com 225ml de capacidade)

1 chávena de farinha de trigo
3/4 de chávena de farinha de milho
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 de chávena de açúcar
1/2 chávena de óleo vegetal
1/2 chávena de leitelho (que podem substituir pela mesma quantidade de leite à qual adicionaram 1 colher de sopa de sumo de limão)
1 ovo
3/4 de chávena de mirtilos

Preparação:

Pré aqueça o forno a 200ºC.
Entretanto mistura numa taça as farinhas, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Numa outra taça misture o óleo, o leitelho e o ovo, misturando bem com um garfo.
À mistura seca das farinha junte os ingredientes líquidos e metade dos mirtilos. Envolva  tudo sem  bater muito a massa.
Forre um tabuleiro próprio para queques (com 12 buracos) com forminhas de papel frisado, e divida depois a massa enchendo cada uma das forminhas até 3/4 da sua capacidade. Coloque depois os restantes mirtilos sobre cada um dos muffins.
Leve a assar cerca de 15 a 20  minutos, até os bolinhos estarem cozidos.
Deixe arrefecer um pouco antes de servir. (São deliciosos mornos, mas guardam-se bem numa caixa hermética durante um ou dois dias.)

Bom Apetite!

27 comentários :

  1. Gostei muito da introdução ao post, porque me revejo nesse encantamento que é o namoro e o casamento com uma nova aquisição literária!... E num mundo muitas vezes dividido entre quem gosta de cães vs quem gosta de gatos, ou quem gosta de aletria vs arroz doce, ou ainda de quem gosta do Jamie e quem gosta da Nigella, posso dizer que eu é mais cães, aletria e jamie, pois então!...
    Beijos e um óptimo fds de paz e sossego á beira do novo livro!...
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Tb gosto muito da Nigella.

    Convido-vos a verem o post que escrevi sobre a mesma em tom de brincadeirinha :)

    http://mefrancesca.blogspot.com/2010/10/nigellawith-love.html

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro cada livro novo e apetece-me sempre fazer tudo o que lá vem :)
    Babette, eu sou mais cães&gatos, jamie&nigella e aletria&arroz doce. Não sou capaz de escolher entre coisas boas por isso quero tudo o que tenho direito :))

    ResponderEliminar
  4. Os muffins parecem ser deliciosos.
    Adoro mirtilos.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Amiga eu também gosto muito das receitinhas do Jamie sem dúvida, mas confesso que desde que comecei a ver as receitas da Nigella na tv também ando meio viciada e quero ver se compro os livros dela! Esses muffins ficaram mesmo muito apetitosos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Que óptimos ficaram, mesmo bonitos.

    ResponderEliminar
  7. Ficaram uns muffins muito bonitos e apetitosos! Diz-me só uma coisa: onde compráste o livro? Encomendáste-o em algum sítio? Eu adoro a Nigella e tenho dois livros dela, mas gostava de ter mais. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. eu sou fã da Nigella, gravo sempre os programas dela, adoro a simplicidade com que ela faz as coisas.
    esses muffins ficaram divinais, pena que eu nunca consigo encontrar mirtilos.

    ResponderEliminar
  9. Partilho o mesmo sentimento em relação aos livros sejam de culinária ou não:)
    Adorei a receita:*

    ResponderEliminar
  10. Como a Babette revejo-me completamente na introdução que fez ao post... Lindos, lindos os muffins!

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto magnífico. Vou sem dúvida fazer um dia destes. Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. uauu, que muffins tão bonitos!
    devem ser muito saborosos! adorei

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:11

    olá
    tem um aspecto delicioso,Parabéns:) onde consigo encontrar os mirtilos?

    beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  14. Anónimo16:45

    só para dizer que adoro as receitas; venho cá todos os dias e tenho montes de ideias para cozinhar, ainda que às vezes com adaptações :)

    ontem experimentei os nuggets de frango e o bolo de courgette e limão. ficou tudo tão bom :)))) obrigada*

    ResponderEliminar
  15. Parecem óptimos e ficaram bem bonitos :)

    ResponderEliminar
  16. Que lindos eles ficaram!!
    adorei tudo por aqui, já virei uma segidora!!
    beijokas

    ResponderEliminar
  17. Excelente introdução :)

    já fiz várias vezes muffins com mirtilos ou outros frutos vermelhos (congelados ou não) e o resultado é sempre o mesmo, os frutos acabam por "ir ao fundo", algum dica para que isso não aconteça?

    Muito obrigada,

    Kris

    ResponderEliminar
  18. Tenho que experimentar!!

    ResponderEliminar
  19. Que bom aspecto, parecem mesmo os do Starbucks!! :)

    ResponderEliminar
  20. Muito bom aspecto
    Jihnos fofos

    ResponderEliminar
  21. Eu sou fã do Jamie, mas agora, também não resisto à Nigella, pois acho que ela consegue simplificar e fazer com que tudo seja fácil e rápido.
    Quanto aos Muffins, só uma palavra: espectaculares.
    Bom domingo.
    Bjs.
    Ione

    ResponderEliminar
  22. Estão lindos...
    http://nacozinhadasonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. ¡Parecen deliciosos! Me gusta tu receta. Saludos

    ResponderEliminar
  24. eu atmebm ando a namorar que tempos uns livro ate comprar e gosto depois d evre tudinho ao pormenor.
    o meu mal e nao por logo em pratica e vai ficando no esquecimento
    mas tal como tu tambem gosto ada nigele.
    e diferente do jamie mas me encanta. os teus muffins tambem
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  25. Hmmmmmm. Há muito tempo que procurava uma receita mesmo neste estilo: muffins com um pormenor de fruta. E não deve haver melhor combinação que esta...

    ResponderEliminar
  26. Ah, o novo livro da Nigella! Compraste-o em inglês, suponho que ainda não tenha saído cá em português... ou estou enganada?

    ResponderEliminar
  27. Ficaram uma delicia esses
    muffins. Estão com um aspecto maravilhoso e tentadores. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir