Bolo de Cenoura e Laranja - sem glúten, sem ovos e sem lacticínios

O World Baking Day (www.facebook.com/worldbakingday ) é já domingo. O dia em que se quer colocar toda a gente a fazer bolos. Já vos desafiei, e volto a desafiar para, no domingo, fazerem um bolo e partilharem nas vossas páginas de facebook, na página do As Minhas Receitas by Colher de Pau ou na página do World Baking Day. (E se quiserem colocam a hastag #worldbakingday).
Mas nesta ideia de colocar todos a fazer (e a comer) bolos levou-me a pensar noutras coisa. Naqueles que têm intolerâncias alimentares – principalmente ao glúten, ovos e lacticínios – e que de uma maneira geral não podem comer os bolos convencionais que normalmente fazemos. Foi por isso que me lembrei de experimentar um bolo diferente. Sem glúten, ovos ou lacticínios. Um bolo que ficou bastante húmido e saboroso, e que permite que quem tem estas intolerâncias possa também fazer parte deste dia. Fica aqui mais uma sugestão para o vosso World Baking Day.
Entretanto, há umas semanas atrás recebi uma encomenda muito especial da empresa A Metalúrgica Bakeware Productions SA – www.ametalurgica.pt  Sabiam que eles são os maiores fabricantes de formas de bolos a nível mundial? E são portugueses. E eu, como provavelmente a maioria de vós, nem sabia que esta empresa existia. A Metalúrgica (www.facebook.com/ametalurgica ) envio-me algumas formas para experimentar, e eu, que sou um bocadinho esquisita com as formas, posso garantir que gostei mesmo muito destas. Os bolos cozem uniformemente e saem perfeitamente e sem dificuldades. E as formas são muito fáceis de limpar e lavar, coisa que eu detesto fazer! E estejam atentos ao facebook do blogue e saibam como podem ganhar formas de bolo de A Metalurgica!
Até lá não se esqueçam do World Baking Day. Escolham um bolo para fazer e domingo toca de rumar à cozinha, ligar o forno e fazer um bolinho. O fim de semana de chuva até parece ajudar este movimento. Eu cá continuo com a ideia de colocarmos Portugal inteiro a fazer bolos e, no domingo, quero ver o facebook inundado de bolos. Bonitos ou menos bonitos, simples ou elaborados, escangalhados ou perfeitinhos, Queques ou tortas, Não interessa. Um bolo no domingo para celebrar o WBD e para saborear com os que amamos.
(E no domingo, dia 18, haverá excepcionalmente uma receita aqui no blogue. Para assinalar o World Baking Day!)

Ingredientes:

250g de cenoura ralada
2 bananas pequenas
1 laranja
200g de farinha de milho
50g de maisena
150g de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150ml de vaqueiro líquida (100% vegetal)

Preparação:

Descasque as bananas e misture-as com o sumo de laranja e triture com a varinha mágica até obter uma papa. Junte depois a cenoura ralada à mistura de banana e acrescente a raspa de laranja e a vaqueiro líquida. Misture bem.
Noutra taça misture a farinha de milho, a maisena , o açúcar e o bicarbonato de sódio.
Junte as duas misturas envolvendo bem e coloque numa forma de bolo retangular, tipo bolo inglês, previamente untada e polvilhada com farinha de milho.
Alise a superfície e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Bem ligth o teu bolinho :) adorei

    ResponderEliminar
  2. Parece-me verdadeiramente delicioso! Vou levar a receita ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta receita veio na hora certa! Estava mesmo a procura de um bolinho assim, vou j+a levar a receita comigo.
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspeto delicioso! Adoro laranja + cenoura.
    Estava aqui a pensar se daria para tornar o bolo ainda mais saudável eliminando [ou reduzindo bastante] o açúcar. Como leva bananas e cenoura, não ficará já razoavelmente adocicado? :)

    glitter | fb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:35

      poderá sempre substituir o açucar por mel.

      Eliminar
  5. Adoro estes bolinhos. Este ficou deveras apetitoso e já comia uma fatia com o meu café ;)
    Bjnhs
    Romã :*

    ResponderEliminar
  6. Cenoura, Banana e Laranja, combinação perfeita. Ótima receita!!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  7. Joana,

    O bolo é perfeito para mim, que evito ao máximo comer glúten.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Joana... eu sou intolerante ao trigo e tenho imensa dificuldade nestas adaptações :) No entanto lá me vou safando... receitas para pão é que davam um jeito.... todos os que tenho tentado ficam secos muito depressa e duros... embora saborosos. :)

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    Nem sei o que me chamou mais atenção: Bolo sem gluten ou se os sem ovos.
    Ficou bonito e com um aspecto apetitoso.
    Eu tento sempre alterar as receitas pois como ex-obesa tenho de ter muito cuidado com o que como e andar sempre a contar calorias. Nem sempre é fácil mas como não tenho problemas de intolerância alimentar tenho muitos alimentos à escolha.
    Acho que torna mais dificil as coisas boas e gulosas que vou fazendo para os meus rapazes.

    Beijinhos,
    Clarinha
    (Receitas e Truques da Clarinha)

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    gosto muito das receitas que publica.., mas uma chamada de atenção!, a receita não é isenta de lacticínios as margarinas vegetais têm na sua composição soro de leite, apenas as de soja são totalmente isentas de produtos lácteos. Infelizmente tenho um filho alérgico à proteína do leite de vaca que não teve uma experiência muito agradável com essas margarinas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitória,
      Compreendo perfeitamente o que diz, mas a vaqueiro líquida é 100% vegetal e na sua composição poderá verificar isso mesmo. Utiliza soja em substituição do soro de leite e portanto pode ser usada por intolerantes à lactose.

      Eliminar
  11. Um bolo fofo e com uma cor linda! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Eu preciso de tirar uma dúvida relativamente às medidas dos bolos. Quando se refere a uma chávena de farinha, é uma chávena de 250ml? É que esta semana encontrei no Espaço Casa umas medidas muito interessantes: 1 cup, 1/2 e 1/4 e como em certas receitas só falam em chávenas.
    Obrigada.
    ps. eu sei que neste post não fala em "uma chávena de....", mas se me puder ajudar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Sim, uma chávena é uma chávena de cerca de 250ml. As medidas de que fala - cup - são chávenas, e uma cup tem cerca de 250ml de capacidade.
      Se utilizar esses medidores é a mesma coisa que utilizar uma chávena.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar

Imprimir