Bolo de Courgete e Mirtilos


Da nova cozinha vão saindo algumas coisas. Estamos cá ainda não fez uma semana, e este bolo foi o primeiro bolo para o fim de semana. Com ingredientes da época: a primeira courgete da minha horta, e alguns mirtilos daqueles que vêm comigo quase todas as semanas do mercado biológico, e que o Zé Maria adora e come quase todos.
Este é um bolo incrivelmente rápido e fácil de fazer, que preparei em poucos minutos e que ficou a cozinhar enquanto jantávamos e eu arrumei a cozinha.
No final um bolo muito saboroso, nada seco, e que tem os mirtilos como surpresas na massa.
Com o fim de semana à porta, quem estejam para ir de férias, passar o fim de semana na praia ou fazer um piquenique, esta é uma sugestão para levaram em todas as ocasiões.

Ingredientes:
(receita de Blueberry Zucchini Bread do site allrecipe.com)

3 ovos
1 chávena(220ml) de óleo de girassol
1 colher de chá de pasta de baunilha (opcional)
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de curgete ralada (com casca)
3 chávenas de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150g de mirtilos

Preparação:

Numa taça misture os ovos com a baunilha, o óleo  e o açúcar. Misture depois a curgete ralada, a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio até tudo estar bem incorporado.
Por fim envolva os mirtilos.
Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h, ou até o bolo estar cozinhado. (Teste com um palito!)
Retire do forno e deixe arrefecer 30 minutos antes de desenformar. Desenforme e deixe acabar de arrefecer sobre uma grelha, antes de cortar em fatias.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:22

    Que bom, há bolinho para o fim de semana! Nunca fiz bolo de curgete, e acho que vai ser a estreia! Estou a encontrar mirtilos e framboesas a um preço muito em conta, à venda na praça próxima da minha casa, e acho que irei comprar uns quantos para experimentar nesta receita. Adorei a sua nova cozinha, e também a ilha. Acho que vai ser um local muito inspirador, e que irão sair uns belos cozinhados. Um bom fim de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em que praça encontrou os mirtilos e as framboesas?

      Eliminar
  2. Hummm belo bolo. Já comia uma fatia.


    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/gelado-de-limao-com-molho-de-caramelo.html

    ResponderEliminar
  3. Joana, adorei a sugestão! Podes ter a certeza q este bolo (assim cm tantos outros!) fica na lista 'para fazer' :) Bjinhos e bom fds! Agora vou ao 'outro' lado ver a nova ementa ;)

    ResponderEliminar
  4. Joana, no meu comentário anterior esqueci-me de te perguntar: dá para substituir a pasta de baunilha por aroma e/ou essência da mesma? Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. hum os bolos com courgette ficam sempre humidos beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Magda Matias12:52

    Olá Joana,
    não resisti a esta sua receita, mas optei por não por a baunilha e o bicarbonato... É delicioso o bolo. Parabéns por todas as suas lutas e conquistas. Há sete anos que acompanho o seu blog. Magda

    ResponderEliminar

Imprimir