Esparguete Picante com Atum e Tomate Cereja


De repente parece que sou uma miúda. Apesar dos 36 anos, de um filho com menos de 2 anos a dormir desde as 9 e pouco da noite, e com uma barriga cada vez maior do segundo que vem a caminho, sento-me na cama e, apesar da mobilidade reduzida, pinto as unhas dos pés (porque uma mulher deve andar sempre apresentável), uma tarefa de contorcionista que qualquer outra mulher que já tenha estado grávida com mais de 28 semanas poderá perceber.
Enquanto o verniz seca, pernas em cima de uma almofada, ponho-me a ler o último livro “Uma Aventura”, coisa que despacho em pouco mais de 1h30, já o verniz está mais do que seco.
No dia seguinte dou comigo a preparar - por via de várias circunstâncias - um jantar bem rápido de espaguete com atum. Depois do livro “Uma Aventura”, só faltava mesmo um prato de espaguete com atum para me sentir verdadeiramente uma miúda. Por mais variantes que massa com atum possa ter, não deixar de ser comida de férias de verão, de escuteiros, de acampamentos, de férias com os amigos, de almoços rápidos de praia.
De repente senti-me não com 36, mas com 16 anos. A passar o tempo a ler livros de aventuras e a comer espaguete com atum.

Ingredientes para 2 pessoas:

200g de esparguete picante 
2 latas de atum em azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
50g de tomate cereja
2 dentes de alho
1 colher de azeite
100ml de natas ligeiras (ou leite evaporado)
sal e pimenta q.b.
piri-piri a gosto
1 colher de sopa de salsa picada
queijo parmesão ralado na hora para servir

Preparação:

Coza o esparguete em água a ferver temperada de sal até ficar al dente.
Entretanto descasque os dentes de alho e esmague-os de modo a formar uma pasta. Leve ao lume um tacho com o azeite e acrescente a pasta de alho. Junte o atum previamente escorrido e envolva bem. Acrescente a polpa de tomate, os tomates cereja cortados ao meio e a salsa picada. Tempere com sal, pimenta e piri-piri a gosto e deixe ferver em lume brando uns minutos.
Acrescente depois as natas ou o leite evaporado e envolva bem.
Assim que a massa esteja cozida escorra-a e envolva-a no molho de atum.
Sirva de imediato polvilhado com um pouco de parmesão ralado na hora.


Bom Apetite!


6 comentários :

  1. Qualquer massa com atum é bilhete para um dia feliz, seja em que idade for :) Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:35

    Ainda bem que se sente assim, como uma miúda! Nada como um livro de aventuras para levantar o espírito e a "idade". Esparguete com atum é sempre bem-vindo, e lembra-me o campismo. Este é uma versão mais "picante", mas certamente deliciosa! Também li estes livros, emprestados ou requisitados na biblioteca, e adorava-os (devorava-os é o termo correcto). Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Tchi, adorava/devorava livros 'Uma aventura'! Tenho a colecção inteira até ao número 42 :) Às xs os pratos mais simples e 'banais' são mesmo os melhores :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:00

    Joana,

    Que introdução e que receita deliciosas ;)
    Também a-d-o-r-a-v-a os livros "Uma Aventura"! Ainda há pouco tempo comprei um dos mais recentes números e, naquela hora e meia que durou a leitura, voltei a sentir-me a miúda que fui com treze ou catorze anos...
    Quanto à receita, vou experimentar mais esta variante (talvez sem o piri-piri ou com pouco, porque o meu pequeno rapazito diz que «pica na língua»), que também me faz recordar os almoços que preparava com as minhas primas, quando começámos a ficar sozinhas em casa, nas férias grandes :)

    (Obrigada por me deixar com um sorriso na cara)

    Raquel

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:52

    Obrigada pela ideia. Experimentei e adorei a receita! Acrescentei azeitonas pretas...combina bem.
    Anabela

    ResponderEliminar

Imprimir