Camarões no forno com Gengibre e Malagueta


Está para breve. o “Família e Amigos à Mesa” já se encontra em pré-venda em alguns sites como a Fnac ou Wook, e estará à venda a partir de 4 de Março. 
Escrever um livro gravida e a mudar de casa foi uma tarefa exigente. Re-testar e fotografar as mais de 120 receitas com um bebé de um mês e um miúdo de dois anos em casa foi uma experiência dura. Não foi nada fácil, mas foi possível e o resultado está quase aí. E eu estou mais uma vez muito orgulhosa deste meu “5º filho”. Espero que vocês gostem também! (Não estava para falar já do livro, mas com as mensagens que tenho recebido e com a pré-venda do livro em vários locais, tinha mesmo de ser!)
Por aqui o fim de semana de mau tempo passou-se em casa.
Os miúdos estão constipados e ranhosos e não me parece que beneficiem muito em sair de casa com este tempo diluviano. Aproveitámos o fim de semana para fazer umas “bricolages” aqui por casa. Pendurar quadros que andavam em modo de espera desde a mudança, aproveitar os ovos caseiros que a prima Isabel me enviou e os muitos limões da Paulinha para fazer mais curd e ainda uma fantástica trança de limão da qual partilharei a receita mais á frente nesta semana. 
No domingo foi dia dos namorados, e nós aqui por casa não ligamos muito ao dia. Não houve ramos de flores nem prendas trocadas, mas houve um jantar à luz de velas com uns fantásticos camarões no forno. 

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de camarão (calibre 20/30)
3 dentes de alho
1 pedaço de raiz de gengibre com cerca de 2,5cm
1/2 malagueta vermelha (das grandes, tipo chilli)
1 limão grande
200ml de cerveja
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 molho de coentros frescos picados (opcional)

Preparação:

Prepare os camarões cortando as patas e as barbas com a ajuda de uma tesoura. Disponha depois os camarões num tabuleiro, laca a laca de modo a formarem uma camada só.
Tempere depois os camarões com sal, pimenta e o sumo do limão.
Corte depois o gengibre em tirinhas, lamine os dentes de alho, corte a malagueta em tirinhas finas e acrescente aos camarões.
Regue depois com a cerveja e com um fio de azeite e envolva bem.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos, até os camarões estarem rosados, e o molho apurado.
Antes de servir polvilhe com os coentros picados e sirva com pão torrado ou pão de alho.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo11:19

    Um jantar romântico e muito aromático! O dia dos namorados, tal como os outros dias (mãe, pai, etc), devem ser vividos e comemorados todos os dias, embora seja um pretexto para fazer algo mais "festivo". Estou curiosa com a trança de limão, que deve ser bastante saborosa, e também com o próximo livro. As melhoras dos pequenos, e um grande beijinho para todos, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Estamos tds ansiosos por conhecer mais esse 'filho' :) E esta receita é quanto baste para fazer feliz quem se ama :) Bjinhos e as melhoras dos mais novos; infelizmente anda mt gente doente por estes dias...

    ResponderEliminar
  3. Cá por casa também não somos de festejos em relação ao dia dos namorados. Mas eu sou, e muito, de celebrar seja o que for com camarão, e estes camarões parecem ser muito apetitosos!

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente deliciosos. Ficaram tão apetecíveis. Mnham..

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que fantásticos esses camarões,...até deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Estes camarões devem ser deliciosos, nunca experimentei juntar gengibre mas obrigado pela sugestão :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    gulosoqb.blogspot.pt
    facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:23

    Olá Joana,
    Muitos Parabéns pelo novo livro...
    As melhoras dos pequeninos.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  8. Nós celebramos o dia de namorados (a três) no sábado à noite, pois durante o fds tivemos torneio de patinagem artística, e fizemos exactamente assim, uns camarões no forno - só faltou o gengibre - servidos com fatias de pão torrado. A filhota preparou-nos um prato de morangos com chantilly - fez uns bonequinhos com olhinhos e tudo (disse que viu num dos meus livros de receitas)!
    Aguardo ansiosa pela chegada do nosso 'filhote' às livrarias.
    Bjinhos

    ResponderEliminar

Imprimir